domingo, 22 de maio de 2011

Estrela Night Run 21.05.2011


Por Daniel X.

Divinópolis é uma cidade muito conhecida pela suas indústrias confeccionista, metalúrgica e siderúrgica, além da sua Festa da Cerveja. Mas hoje o foco aqui é outro: Esporte. Corrida de rua, para ser mais preciso.
A Estrela Night Run foi promovida pelo Estrela do Oeste Clube, que tem sua história diretamente ligada a história de Divinópolis e promove inúmeros eventos esportivos na região.

A inscrição foi feita apenas através de ficha, pois não disponibilizaram opção de inscrição on line. Como moro em BH, só consegui fazer minha inscrição com ajuda do Elson, um dos organizadores do evento, do qual tive o prazer de conhecer na Corrida da Ilha, na semana anterior a prova.


Como a corrida seria a noite, foi possível fazer um almoço a base de carboidratos.
A Pizza nossa de cada dia...

A largada ocorreu na Rua Osvaldo Machado Gontijo - 780, às 19:30h, em frente a uma das sedes do clube.
A assistência médica foi muito presente, com ambulância transitanto durante toto percurso. Felizmente não vi nenhuma intercorrência médica durante o evento.
Equipe de enfermagem que trabalhou no evento: Thiago, keize , Matheus e karina.

Parabéns pelo dia da Enfermagem, que foi dia 12 de maio.


A banda divinopolitana Tekillas animou o público durante todo evento. 

A prova ofereceu 3 tipos de percurso: 2,5 km , 5 km e 10 km . O número de peito foi de cor diferenciada 
para cada distância.


O evento não disponibilizou banheiro químico. Os banheiros disponibilizados foram os da própria sede, porém, segundo o segurança, só quem usava a camisa do evento poderia ter acesso. Ou seja, caso o acompanhante de algum corredor precisasse de fazer uso de banheiro...

Conforme o regulamento, o atleta que não usasse a camisa do evento não constaria na lista de classificação, mesmo usando chip, número de peito e com inscrição paga. Achei a imposição do uso da camisa um grande ponto negativo. Quem fazia parte de alguma equipe, teria que correr descaracterizado, como foi o caso dos corredores das equipes Acord e Friends Runners. Como estava frio, decidi correr com camisa de manga longa, ou seja, oficialmente não participei da prova. Em mais de dois anos de corrida é a primeira vez que vejo um fato dessa natureza. Aprendi mais uma...

Um estranho no ninho: desclassificado por causa da cor da camisa...

Durante a terceira volta, ao passar pelo segundo posto de hidratação, pedi água ao Staff, que me respondeu: "água agora é só a do seu suor". Sair de BH para passar sede e escutar piadinha de Staff, é dose...
A partir daí perdi o entusiasmo de correr, fiz meu pior tempo nos 10 km.

Em uma cidade do interior, em pleno sábado à noite, presumi que o trânsito seria de fácil controle, ainda mais que o percurso era curto. Errado!. Mesmo com a presença da Polícia Militar e da SETTRANS (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), motoristas transitavam quase que livremente entre os corredores. Presenciei discussões entre corredores e motoristas em diversas ocasiões. Em determinado momento da corrida, um motorista irritado, cruzou com uma caminhonete entre os corredores e ainda xingou uma Staff. Imediatamente me lembrei do infeliz episódio, onde um motorista atropelou mais de 20 ciclistas no RS em fevereiro.
Pelo visto a falta de educação no trânsito não é um problema só das grandes cidades, mas um problema cultural do nosso país.

Parece que não tenho muita sorte com corridas noturnas. A Ragga Night Run, que aconteceu na Av. Brasil ano passado, teve um trânsito caótico. A Fila Night Run 2010 então, foi para desistir, nem meu tempo foi computado. Por falar nesta última, vejam o que rolou na última Fila Night Run - Bahia:
Acho que Night Run não é minha praia...

Esse aí do meu lado é o Geiner, um excêntrico corredor da cidade.
Ao final da prova não foi oferecido hidrotônico, mas tinha muita fruta e água.
Foi uma evento bonito de se ver, muita música ao vivo, um kit muito bom. Porém, os pontos negativos comprometeram, e muito, a qualidade do evento.
Nota: 4.0

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Boa tarde, como você já disse antes das corridas que participou, não existe evento perfeito e nem vai existir porque o ser humano ´´e passivel de erros e com certeza você também já errou. Agora como ,
    você disse anteriormente você tem apenas 2 anos de corrida e não tem credibilidade alguma para avaliar um evento desse porte, ainda mais que você com certeza não tem competencia para tal função.
    Muito Obrigado e tenha uma boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, tenho pouco mais de dois anos de corrida, porém já participei de mais de trinta eventos, inclusive fora do estado, e de porte infinitamente maior que este, embora nem todos estejam postados aqui no blog.
    Ou seja, já tenho muita experiência no que diz respeito ao tema.
    Não espero nenhum "evento perfeito", apenas respeito com o atleta/cliente, que por sinal faltou neste evento.
    O que foi postado aqui, foi simplesmente o que aconteceu. Citei tanto os pontos positivos quanto os negativos. Infelizmente, nem todos tem maturidade para usar uma crítica para seu próprio crescimento.

    "Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”

    ResponderExcluir
  3. Depois de 2 anos correndo, mais de 30 eventos, ainda continua correndo? O que vc espera? Medalha ou trofeu de ouro puro igual copa do mundo? Correr para nem ser classificado, seria melhor ficar em casa, estava frio, pois o fiscal de percurso estava atento e te desclassificou. O tempo foi o pior pq vc não se deu o valor, sabendo o tamanho que é o evento. Quanto a camisa vc também não poderia correr com a sua e usar a do evento por cima, sendo que usou de outro evento, papelão. A camisa quem decide se usa ou não é o evento e não os corredores, a propaganda é do evento e não das equipes. O ESTRELA não faz corrida para qualquer um. O transito fica dificil, pois para não ter o movimento teria que correr no deserto. Vc deu nota 4 para o evento, eu daria 0 para o seu comentario. Continue assim comendo só pizza antes das corridas, daqui alguns dias não vai nem conseguir correr.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    Não deu para entender parte do texto, devido sua ortografia. Também não sei se Vc realmente faz parte da organização, pois se manifesta escondido como anônimo, que é direito seu.

    Mas vou te dar só mais uma dica: aprenda com grandes organizadores. Venha assistir uma Volta Internacional da Pampulha em BH. Um Meia Maratona Linha Verde. Leia os tópicos sobre a Corrida Rústica de Bombinhas , Corrida do Santa Tereza, ou da própria Corrida da Ilha aí em Divinópolis, que mesmo sendo eventos pequenos, dão um verdadeiro tapa de luvas em muitas "grandes" corridas.

    Quanto a imposição do uso da camisa, ainda mantenho minha opinião. Não fui fazer propaganda de evento. Fui correr.Jamais tinha visto fato semelhante.

    Em relação ao trânsito, com certeza está equivocado. Divinópolis tem uma população aproximada de 250.000 habitantes, ao passo que a Região Metropolitana de Belo Horizonte é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população de 4.882.977 habitantes, conforme o Censo 2010. Mesmo assim, não vi nenhum carro avançando em corredor na última Corrida do Carteiro, por exemplo.

    Não sei se você leu todo texto, mas houveram também outros fatores que diminuíram o prestígio do evento, como posto de hidratação, falta de preparo de staff, restrição do uso do banheiro.

    Você também cita a frase:"sabendo o tamanho que é o evento". Estou acostumado a correr em eventos que tem estrutura para DOZE MIL participantes.

    Minha intenção não foi menosprezar o evento, apenas relatar e expressar minha opinião. Algum fato que citei foi inverídico? Seria injusto dar uma nota maior para um evento com tantas falhas.

    E quando você afirma "O ESTRELA não faz corrida para qualquer um", reduz ainda mais o prestígio da prova.

    Acredito que você não seja realmente da organização, devido ao seu despreparo para lidar com qualquer tipo de crítica.

    ResponderExcluir
  5. SR. ANONIMO
    "Quanto a camisa vc também não poderia correr com a sua e usar a do evento por cima, sendo que usou de outro evento, papelão. A camisa quem decide se usa ou não é o evento e não os corredores, a propaganda é do evento e não das equipes"

    De onde você tirou isso?
    Camisa usa a que quiser, a não ser por força de contrato, acredito que não seja o caso.
    Agora papelão acredito que seja de tal organizaçãozinho, que no meu ponte de vista desqualifa a Linda cidade de Divinópolis.
    Acho que a esta cidade não mereça pessoas que não tem hombridade nem para assinar o comentário.
    Você deve ser um ZÉ NINGUÉM, puxa saco de algum politico ae.

    "Essa corrida não é pra qualquer um"???
    Acrescento:
    Pra qualquer um ser humano que não seja fantoche de organizador. Deve ser o seu caso.

    Achei altissima a nota desta corrida 4.0 e pelo seu despreparo emocional daria Zero (-0)
    Pela cidade sim, daria uma nota 10.0 pelo respeito e os moradores de boa indole que moram ae (Não é o seu caso)

    Está ae uma corrida que nunca correrei...
    Aind abem que existe o Review, para que em outras edições corredores, atletas que buscam no minimo respeito nos eventos não procure este evento.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade,eu venho parabennizar os dois pontos de vista aqui.Faltaram algumas coisas sim,mas nada que uma ADIDAS,ou FILA não tennham errado também.Em contrapartida,eu que sou de Formiga,fui muito bem recebido pelos organizadores e pessoal do staff,nnada a reclamar.Quanto à estrutura,devo confessar que fiquei surpreso com o profissionalismo do pessoal do estrela...

    Abraço a todos...e parem com agrssões!

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel! Trabalho no clube e fiquei muito feliz qdo vi seu comentário. São estas considerações que nos impulsionam a promover eventos cada vez melhores. Todas as dicas estao anotadas e espero que num próximo evento a gente consiga amenizar as falhas.Foi um prazer ter vc aqui! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Sara. Agora sei que estou falando com alguém da organização, que mostra seu rosto e é aberta à sugestões.

    Como eu já havia dito, a intenção não foi menosprezar o evento, apenas relatar e expressar minha opinião. Como Vc pôde ver, citei também todos os pontos positivos, assim como fiz referência a história do clube, e uma homenagem ao Elson, que possibilitou minha participação no evento.

    Minha participação no Blog é imparcial, apenas relato aquilo que presencio. Fui muito bem recebido pela organização. Disso não tenho nada a reclamar.

    Sei que a questão do trânsito ficou a cargo da PMMG e SETTRANS. Mas a falta de educação dos motoristas chegou a comprometer a qualidade do evento, pois, além das discussões, afeta também a performance do corredor, sem falar da segurança. Em determinada parte do percurso, cheguei a correr com um carro na minha "cola", ficou me seguindo a menos de um metro de distância por mais de dois quarteirões.

    Quanto ao comentarista anônimo, sei que não faz parte da sua equipe, pois se comporta de maneira leviana, chegando a manchar ainda mais a imagem do evento. E sei que o Estrela do Oeste Clube é muito mais que isso.

    ResponderExcluir
  9. Acho que chegamos ao que interessa, postar comentários que cheguem a organização do evento para que, no futuro, as falhas apontadas sejam corrigidas .
    Críticas são normais, inclusive, alguns eventos (Circuito Athenas por exemplo)nos enviam por e-mail um questionário perguntando sobre a qualidade de determinados serviços, como retirada do kit, do chip, organização, etc.
    O Daniel não foi descortez, simplesmente relatou falhas por ele detectadas.

    Parabéns pelo blog e um abraço a todos. Janaína.

    ResponderExcluir
  10. Legal...
    Até me inspirei a participar de um desses eventos para ver como é pessoalmente.
    Gostei da opinião do Daniel, foi bem colocada pois definiu todos os pontos do evento de uma forma construtiva. Se os pontos negativos forem corrigidos, tenho certeza que o evento chegará a nota 10,0 no conceito dos participantes em uma próxima oportunidade...

    ResponderExcluir
  11. Véi, parabens pelo seu comentário, com ele é possível definir exatamente o q foi a corrida, parabens mesmo, tenho certeza q se os organizadores lerem pontos positivos e negativos apontados por vc, no proximo será perfeito, ou pelo menos proximo disso.
    Entao, nao liga pros playboyzinhos que nem sabem se expressar e ficam criticando sua opiniao racional. Alias, aciona seu advogado pra resolver isso pra vc.
    Grande abraço véi, qq hora a gnt se esbarra numa corrida dessas.

    ResponderExcluir
  12. Brigado pelo apoio, Véi!!

    Qdo é q vamos correr juntos, heim Amigão?!

    Qto ao meu advogado, ele já tá ciente,RSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!

    Aliás, ele é o dono do blog. RSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!

    ResponderExcluir
  13. Just run!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=129842

    ResponderExcluir