domingo, 19 de junho de 2011

17ª CORRIDA DE PENTECOSTES 19.06.11

Por Daniel X.

A Corrida de Pentecostes é a corrida mais tradicional da cidade de Divinópolis.
Minha expectativa quanto a essa corrida era grande, afinal, o evento é considerado a São Silvestre do centro-oeste de MG.
O tema deste ano foi "Rumo ao centenário", fazendo uma alusão aos cem anos que a cidade completa em 2012.
O evento não disponibilizou inscrição on line. A inscrição foi realizada na Papelaria Mirian, que fica situada no centro da cidade, ou também via fax, após efetuar depósito bancário.

Ficha de inscrição
A retirada do kit ocorreu no dia que antecedeu o evento e também no dia da prova. O que é um grande ponto positivo, afinal, esta corrida atrai atletas de diversas cidades, que muitas vezes não tem a disponibilidade de retirar seu kit antes.


A camisa de tecido tecnológico é muito bonita e tem a cor da bandeira de Divinópolis.
A premiação do evento foi bem significativa, totalizando em 13 mil reais.
Houve premiação em várias categorias diferentes. Além das categorias masculino e feminino, o evento também proporcionou uma grande inclusão, com as categorias: cadeirantes, deficientes visuais e troféu para o atleta mais idoso e a atleta mais idosa que completarem a prova regularmente.
Categorias:
Valor da inscrição? 25 reais!!!!

A largada prevista para às 9:00 h, ocorreu com alguns minutos de atraso.
 


Organização do trânsito foi impecável, sendo controlada pela PMMG, Tiro de Guerra e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans).
Parte deste sucesso se deve a boa escolha da organização na hora de elaborar o novo percurso, que este ano trouxe a opção de 5 km, dando oportuniade para atletas iniciantes também participarem do evento.

Outro atrativo do evento é seu nível de dificuldade. Mais de 90% do percurso é composto por subidas e descidas muito íngremes.
Percurso pauleira!!!
Belo Horizonte tem seus corredores excêntricos como Batman e Sgt Polaco, nas cidades do interior não é diferente. Na Pentecostes conheci Adelson Dias, o Cowboy.
Ele é da cidade de Abaeté, e inclusive, participou da Volta Internacional da Pampulha 2010. Segundo ele, não tem tempo para treinar devido a sua jornada de trabalho. Seu treino é o serviço pesado na roça, e sua dieta é arroz com feijão.
Olha só a mão calejada do rapaz.
Deu até entrevista.

É comum no nosso país a falta de apoio aos atletas. Às vezes tenho a impressão que esporte no Brasil é só futebol.
Chamo atenção das autoridades de Abaeté, quanto aos seus atletas, que às vezes viajam muitas horas para representar o nome da cidade. Vamos investir também no esporte.
E por falar em política, teve corredor até fazendo protesto. Esse aí de óculos é o Teodoro. Além de ser atleta, está também preocupado com as melhorias da cidade.
Acessem seu blog:

Quem acredita que política e esporte não tem nada a ver, pode estar equivocado. Vejam os casos interessantes da ginasta Jade Barbosa e do maratonista Ronaldo da Costa:

Na hora de votar devemos nos lembrar disso.

Meu grande Amigo, Anderson Saleme, também foi prestigiar o evento. O Anderson trabalhou anos na ADEFOM (Associação de Deficientes Físicos do Oeste de Minas) , lutando pelos direitos dos portadores de necessidades especiais, e hoje, continua contribuindo para crescimento da cidade.
Acompanhem seu trabalho: http://twitter.com/#!/salemeanderson

Várias equipes da região marcaram sua presença.
Friends Runners - Divinópolis
Projeto Escola de Esportes - Santo Antônio do Monte
Acord - Divinópolis
Atletas veteranos da Acord. Parabéns a Acord que vem sempre promovendo ótimos eventos na cidade!

A equipe do cruzeiro também marcou sua presença com Célio Rodrigues e o Antonio Ferreira, que ficaram respectivamente em 5° e 3° lugar na categoria geral - 10 km.

Os portadores de necessidades especiais mais uma vez deram uma aula de Superação!

A medalha também é muito bonita

Ao final da prova foi oferecido frutas variadas, barra de cereal e muita hidratação.
Houve demora para que se iniciasse a entrega de premiações devido a espera pelo prefeito da cidade.

Também houve confusão na premiação da categoria cadeirantes, que aparentemente foi gerado pela cronometragem. Ficando essa categoria a ser premiada por último.

Para quem tem interesse de entrar no ramo das corridas de rua, faça uma visitinha a Divinópolis, para ter umas aulas de como promover um bom evento sem gastar oceanos de dinheiro.

Nota: 9.0
Dedico este review a cidade de Divinópolis e sua população hospitaleira.
Parabéns Divinópolis!!!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Congratulations!! My Dear!! unfortunately not join the race because I was so flu! but will have another opportunity! happiness! big hug!! Richardson

    ResponderExcluir
  2. A entrega do kit começou com 1:30 de atraso no sabado.
    Largada com 20 minutos de atraso.
    Água quente durante a prova e na chegada.
    Não vi a marcação do 1º km,que estavam sendo feitas pelo TG.
    Onibus cruzando a pista em meio a prova na rua Amazonas,com um gap muito curto.
    Mas o percurso foi otimo,e a medalha muito bonita.
    Exelente prova.Recomendo

    ResponderExcluir
  3. Richardson: Gripe não é desculpa, eu e o Diogo já corremos passando mal. Melhoras!!! Ano que vem tem outra e Vc já está convocado.

    Bruno: realmente existiram detalhes que não deixaram a prova tirar um 10. Mesmo assim deu um show em muitos eventos que cobram um preço exorbitante.
    Pena que os morros acabaram c meu joelho...

    ResponderExcluir
  4. Daniel x.
    Mas só teve uma descida...a subida da goias nem foi tao forte assim...
    eu gostei,fiz meu RP lá
    abs!

    ResponderExcluir
  5. Bruno,

    Na R. Goiás, do cruzamento c a R.Pará até a R. Guaporé é descida.
    Outra descida na R. Pará até a R. Pernambuco, que por sua vez, tem uma descida bem forte, que começa aprox. no cruzamento com a R. Mato Grosso até a Av 7 de Setembro. Para quem fez os dez km, tinha q percorrer este percurso duas vezes, além de outra subida na R. Itapecerica, que não fazia parte do percurso de 5 km.
    A altimetria na R. Goiás não começa pesada, mas vai aumentando gradativamente, até chegar na Rua Paraná, totalizando dez quarteirões de subida.
    A única parte realmente plana no percurso é na Av 1° de Junho.

    Parabéns pelo seu RP.

    ResponderExcluir