domingo, 18 de dezembro de 2011

Cliente Corredor - por Maria Vitória Abreu


Por: Maria Vitória - MediaRun (matéria publicada originalmente no site MediaRun)


Quantas vezes já passamos por aquelas situações desagradáveis quando entramos em alguma loja e não somos bem atendidos? E aquele produto dos nossos sonhos, que passamos tanto tempo namorando na vitrine ou no site da internet e quando conseguimos adquiri-lo logo descobrimos algum defeito e nos vemos no meio de uma verdadeira novela para solucionar aquilo que é nosso direito?

E aquela corrida dos sonhos? E o grande dia, seja a primeira 5k do iniciante ou a primeira maratona que nos faz arrepiar? Imagine agora, se somado ao desafio de cumprir o percurso, de se esforçar para alcançar aquele objetivo de completar a distância ou melhorar o tempo ainda termos que passar por situações tão desagradáveis como o mal atendimento numa loja ou o produto dos sonhos que chega com defeitos?


Vamos tratar exatamente dessas diversas situações desagradáveis que vem sendo observadas com grande freqüência em muitas das corridas. O que mais causa espanto é que essas situações desagradáveis geralmente ocorrem nas corridas com inscrições mais caras, o que evidencia mais claramente o descaso com o cliente. Sim! O cliente! Nós corredores nada mais somos do que clientes, como qualquer cidadão que adquire um produto ou serviço em algum estabelecimento comercial, industrial ou virtual.

A questão é: estamos agindo como clientes?

Recentemente, os participantes das listas de e-mails sobre corridas, como a Corredores BH (yahoogrupos) estão compartilhando muitas reclamações recorrentes sobre o descaso dos organizadores com os corredores, e muitos dos que reclamam voltam a participar de eventos dos mesmos organizadores.

A primeira dica desta matéria é: aja como cliente! Evite voltar a participar de corridas organizadas pelas mesmas empresas nas quais você identificou que não se preocupam com os corredores!


Antes de participar de uma corrida, procure saber de seu histórico. Busque na internet pessoas comentando sobre elas, e se for a primeira edição, procure saber de outros eventos organizados pela empresa organizadora.


Para não passar por momentos desagradáveis, antes de se inscrever esteja alerta para:

- largadas sem pelotões definidos por tempo (no caso de provas com muitos participantes);
- poucos postos de hidratação;
- falta de site oficial do evento;
- site que não divulga o percurso ou demora muito para divulgar;
- corridas longas que não prevêem a distribuição de algo além de água nos postos;
- falta de chip de cronometragem;
- largadas com horário tarde em relação ao sol e calor da região e distância do percurso;
- falta do mapa da arena do evento, mostrando a quantidade de banheiros químicos, guarda volumes etc;
- corridas com muitos participantes (+ de 1000) que prevê premiação por faixa etária;
- chegada do percurso de 5km junto com a chegada do percurso de 10km;
- largada da categoria “caminhada” junto com a largada da corrida;
- sites que não perguntam qual o tamanho da camiseta.

Essas são situações comuns que já podemos de antemão ficar com “um pé atrás” pois já anunciam um ou vários possíveis problemas no dia da prova.


E se no dia da prova for pego de surpresa? O que fazer?


Infelizmente nesse caso, precisamos ter paciência e contar com a sorte. E são vários os casos de corridas e maratonas com pouco ou até nenhum abastecimento de água, sem banheiros no percurso e por aí vai. Nesses casos que envolvem diretamente a nossa saúde, não hesite em sair do percurso para buscar um copo d’água por exemplo ou banheiro em alguma lanchonete ou residência próxima ao percurso. É sua saúde que está em risco!



Corrida da Adidas agora só rola se for assim: pra zoar! Se levar essa prova a sério, a possibilidade de sair de lá muito irritado é enorme. Então, vamos curtir!!! ;)

E saiba identificar o que mostra durante os eventos que a organização falhou e precisa ser melhorado para as próximas edições:


- largadas tumultuadas, com pessoas que correm devagar muito próximas ao pórtico e ao pelotão de elite;

- abastecimento de água insuficiente;
- água/isotônicos quentes;
- confusão na apuração do resultado final (geral e faixas etárias)
- atraso na distribuição do kit;
- atraso na largada;
- camisetas do kit de tamanhos diferentes dos que foram pedidos ou a falta de camisetas para todos os participantes;
- falta de tapete de cronometragem no meio do percurso;
- resultados finais mal apurados, ou seja, os participantes que não entraram em premiação não tiveram o mesmo critério dos premiados na apuração de seus tempos e colocações;
- mudança do percurso sem informação prévia;
- percurso mal aferido com maior ou menor quilometragem;
- chegadas tumultuadas, nas quais os corredores mais rápidos “trombam” com corredores mais lentos de distâncias menores;
- demora para a realização da premiação dos vencedores (geral e faixas etárias);
- não entrega dos prêmios prometidos;
- grande quantidade de participantes não suportada pela largura das vias do percurso;
- falta de espaço na dispersão;
- falta de medalhas e/ou kit de chegada para todos os participantes no final da corrida;
- erro de percurso pelo fiscal da corrida (fiscais mal treinados que informam o percurso errado para os participantes);
- mal fechamento do trânsito de veículos e bicicletas;
- falta de ambulâncias e/ou postos médicos no percurso e na chegada.

Essas são as falhas mais encontradas nas corridas. E se passar por isso reclame! Utilize os contatos da organização e principalmente os meios virtuais. Escreva e-mails, divulgue nas listas, no Twitter, no Orkut, no Facebook, etc. Muitos corredores irão compartilhar da mesma indignação que você. O importante é fazer acontecer.


Pois somos muito mais do que clientes, somos apaixonados por aquilo que consumimos!


Boas corridas!

Maria Vitória Abreu é administradora de empresas, especialista em Marketing e atua na área de processos organizacionais. 
Ex-sedentária, emagreceu quase 30Kg com a corrida e reeducação alimentar. 
Corre desde 2008 e já participou das principais corridas em Minas e no Brasil.
Contato: vitoria_abreu@yahoo.com.br

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