domingo, 4 de dezembro de 2011

XIII Volta Internacional da Pampulha: Corredores Fantasiados




Por Daniel X.


Em  outubro deste ano, realizei uma entrevista com o excêntrico corredor belorizontino, Luiz Batman. Ele contou sua história como corredor e a origem da sua fantasia, me fazendo um convite para correr fantasiado. Na hora aceitei o convite, mas ainda não havia decidido quando seria a corrida e nem qual fantasia iria usar.


Em novembro, meu amigo, Eduardo Carvalho, da equipe Edex Running, reforçou a idéia de correr fantasiado, também querendo aderir à idéia.
Então resolvi participar da XIII Volta Internacional da Pampulha,  fantasiado.


Luiz Batman, conta também que sente muito calor quando corre fantasiado, mas que já se acostumou, em partes devido a um preparo psicológico.


Então a questão era: qual fantasia eu deveria escolher?
Como Luiz corre com a fantasia de Batman, resolvi usar também roupa de herói. A fantasia que escolhi foi a de Capitão Marvel,  conhecido também como Shazam. Além de ser um herói que gostei muito na infância, a roupa também seria fácil de fazer.


Muitos concordaram em participar do grupo, nem todos como heróis, alguns como zumbi, garçon, entre outras fantasias.


O movimento foi combinado através do Facebook, chamando a atenção da jornalista da rede Globo, Luisa Prochnik.  Luisa fez várias matérias sobre a XIII Volta Internacional da Pampulha, entre elas a matéria: Super-heróis vão tomar conta da Volta da Pampulha neste domingo.

O movimento também chamou a atenção da equipe do MG TV.

Entrevista para a Globo. Heróis importantes, hein!
    

Chegando próximo ao dia do evento, algumas pessoas foram ficando desencorajadas a "pagar esse mico", porém,  um grupo de heróis estava predestinado a comparecer na Volta da Pampulha: A Liga da Justiça.


Daniel X. como Shazam; Eduardo Carvalho como Superman; Verusa Daniele como Robin (versão Carrie, criada por Frank Miller, na série Dark Knight) e Luiz Fernando, como Batman.


Liga da Justiça desfalcada: Mulher Maravilha baiana ausente!

Minha amiga Dart Clea, que viria da Bahia para participar do evento como Mulher Maravilha, infelizmente não pôde comparecer.


Chegada a hora da corrida, senti um leve constrangimento ao aparecer com a fantasia em público, porém, esse constrangimento se foi ao ver a alegria das pessoas que nos viam correndo fantasiados. Inúmeras pessoas pedindo para tirar fotos com a Liga da Justiça. É claro que houveram certas piadinhas de alguns vilões, mas a Liga se manteve firme até o final.
Difícil mesmo foi aguentar o calor da roupa, mas para um herói, esse é só um pequeno detalhe...




Mas nem todos concordam com o uso da fantasia em corridas, algums acham que até atrapalha. Em setembro deste ano, o Professor de Educação Física e Administrador de Empresas, Carlos Ventura , postou em seu blog uma matéria onde diz que, "corrida de rua não é um circo", chegando a rotular este perfil de corredores como "imbecís".
Carlos Ventura ainda afirma que, corrida de rua é para "corredores que participam para adquirir performance, melhorar suas marcas e conseguir bons patrocinios", e não para quem quer aparecer.


Na Meia Maratona de Halloween em Miami, a idéia é outra: simplesmente se divertir. A prova conta com premiações interessantes como: O super herói mais rápido;O vilão mais rápido; A roupa íntima mais rápida;A mais rápida pessoa assustadora, e A mais rápida fantasia engraçada.
Maratona de Halloween em Miami

Mas não é só em Miami que acontece corridas excêntricas. Na cidade inglesa de Liverpool, acontece a Santas Dash, onde centenas de pessoas correm 5 km vestidos de Papai Noel.




Meia Maratona da Disney




Corrida de 100 metros em Londres: corredores fantasiados de rinoceronte.

Parece que alguns organizadores brasileiros já estão gostando da idéia. O 3º GP Teresina Corrida de Rua 2011, já contou com a categoria melhor fantasia. O vencedor correu  fantasiado como o personagem Chaves, recebendo R$ 100 pela participação.


A atleta Valéria Palmieri Do Nascimento, conta que participou da 98 Beach Running - em Santos, no dia 26/11/11, conquistando o segundo lugar na na categoria fantasia!




Corrida de foliões:
Corrida da Fantasia do Galo da Madrugada que foi realizada no dia  05 de Março de 2011, com largada às 5h30 do Parque da Jaqueira/Recife-PE. As bebidas oferecidas no evento foram: Água, Isotônico, Cerveja, Whisky e Vodka. Para quem gosta de #golorun, essa é uma boa!


Sendo assim, já deixamos o convite para a quem quiser se unir à Liga da justiça, na próxima edição da Volta Internacional da Pampulha!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Queria muito estar aí e com certeza iria fantasiada.

    Adorei a fantasia dos corredores. A sua ficou muito legal. Mostra a criatividade que muitos corredores tem e a animação que sem dúvidas alegra esta festa.

    Valeu Daniel por nos demonstrar esta alegria. As fotos estão ótimas!!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Os corredores fantasiados são muitos divertidos e nos passa
    bons momentos de descontração. Parabéns a todos eles

    ResponderExcluir