domingo, 29 de maio de 2011

Jungle Run 2011 Rola Moça - BH 29.05.2011



Por Daniel X. (matéria que postei originalmente no blog Review de Corridas)

A Jungle Run -BH, aconteceu no Parque Estadual do Rola Moça - Belo Horizonte. O horário da largada ocorreu às 08h30.
A Jungle Run é um evento que acontece também no Parque Chico Mendes em Osasco - SP. Este ano foi sua primeira edição em BH.

O valor das Inscrições foi R$ 50,00

Inicialmente fiquei dividido sobre qual evento deveria participar, pois a corrida da Caixa seria no mesmo dia. Mas duas coisas foram definitivas para minha decisão:
1°- O Circuito da Caixa, apesar de ser um ótimo evento, é realizado na pampulha, percurso saturasíssimo.
2-° A Jungle Run foi organizada pela Dizplay, a mesma empresa responsável pela organização do Desafio das Matas, que foi uma das melhores corridas que participei em 2010. Então, só podia esperar um bom resultado deste evento...

O kit foi simples, porém, com menos propagandas e com itens de maior utilidade ao corredor, como: farinha de linhaça, hidratação, revista, bolinho integral.

Infelizmente me deparei com um grande ponto negativo que vem se reincidindo nas corridas de rua de BH: a entrega do kit foi exclusivamente no sábado 28/05 na Hi-Tec Store, situada na Av. Senador Lima Guimarães, 225 - Buritis /BH.
Parece que alguns organizadores ainda não se tocaram de que, existem pessoas que trabalham no dia de sábado.
Se por algum motivo o atleta não puder comparecer nesta data, acaba ficando sem receber seu kit, e consequentemente fora da prova.
Só participei do evento porque a entrega do kit coincidiu com a minha folga.
A retirada do kit muito tranquila, devido também ao número de inscritos.

Fui atendido com muita simpatia na entrega do kit:


Não conhecia nada na região do Parque Rola Moça, então decidi ser mais prático e ir de táxi. O taxista me informou que sabia onde ficava o local. Porém, se mostrava muito inseguro quanto ao percurso a seguir. Quando o valor marcado no taxímetro já estava quase ultrapassando o valor da inscrição do evento, perguntei ao taxista se ele realmente conhecia o percurso, e o mesmo me respondeu: "é, como taxista, nunca vim por esses lados". Imediatamente pedi para que parasse o taxi, e segui a pé mesmo, através da BR.


Sozinho no asfalto e com vento gelado na cara. Minha aventura já começou ali mesmo...

Através de informações, peguei dois ônibus até chegar no Posto Chefão, que fica próximo ao parque.
Neste momento, o Rogério, um maratonista veterano, que levava sua família para prestigiar o evento, me ofereceu carona.
Porém, ao chegar na portaria principal, o funcionário não sabia dar informações precisas a respeito do evento. E tivemos que percorrer um longo caminho até encontrar o local da prova. Parece que houve falta de comunicação entre a organização do parque.

Deixo aqui meus agradecimentos ao Rogério e sua família!!


WELCOME TO THE JUNGLE!!!

Achei o horário da largada muito bem escolhido, afinal, o local não é de fácil acesso, e devido ao frio, o sol não chegou a comprometer a performance dos corredores.

Percurso em estrada de terra, com um relevo bastante acidentado e altimetria bem pesada.

Gráfico de altimetria.

A quilometragem foi muito bem sinalizada, e os staffs bem preparados e prestativos.
Na hora da largada estava bem frio, mas bastou alguns minutos de corrida, para o suor escorrer no rosto.
Ao adentrar na mata, é que a aventura realmente começou. Inúmeros obstáculos, como troncos de árvore, cipó, córregos, cascalho...


Quem pensava que a parte mais difícil já tinha passado, estava enganado. Ao sair da mata, os corredores se depararam com um verdadeiro barranco, com uma inclinação muito íngreme e muito buraco e pedra solta.
A organização fixou algumas cordas para auxiliar os corredores nessa parte do percurso, pois, o único jeito de subir era escalando.

Enquanto usava a corda para subir, um corredor que se encontrava atrás de mim, puxou a corda bruscamente, o que me desequilibrou, me jogando dentro de um buraco de aproximadamente um metro de profundidade. Cai com a região lombar em cima de uma pedra, tendo que ficar parado por um tempo.
Outros corredores me ajudaram a sair do buraco.Completei o resto da subida andando.

Logo após completar a subida já peguei o rítmo novamente, encarando mais descidas e subidas puxadas, até a linha de chegada.
A poucos metros da linha de chegada, travei um duelo no sprint, com outro atleta.Vencedor: ele, rssss.

Eu e o Eduardo Carvalho, um dos mediadores do Clube das Corridas.

Eduardo, também é membro da Equipe de Corridas Edex Running - BH.


Para quem ainda não conhece, o Clube das Corridas é uma rede social de corredores, que querem ajudar uns aos outros. "Qualquer um pode participar e todos saem ganhando. Aqui todo mundo é voluntário! Participe contribuindo com o grupo do seu estado! A rede é formada por todos! Então TODOS colaboram!" Clube das Corridas

O Carlão, da comunidade Corredores de Belo Horizonte, também marcou sua presença!!

Eu entre os mais experientes.

Leonardo, Edson, Eu e o Eduardo.


A equipe do Media Run, como sempre estava presente. Deixo aqui minha homenagem ao Sérgio, que registra as as corridas de BH e da região com muito profissionalismo, através de suas ótimas fotos. http://www.mediarun.com.br/

Dessa vez, o MediaRun é que foi fotografado, rssss...

O Corpo de Bombeiros estava fazendo o curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, próximo ao local da prova.


Assim como eu, muitas pessoas correram com tênis não adequado para este tipo de prova.


Na volta peguei uma caroninha com meus amigos Leonardo e Edson. Vim trocando várias idéias com estes atletas que tem muita experiência, mas também muita humildade.

Fui e voltei pegando caronas, me senti um típico mochileiro,rsss

Ao final da prova foi oferecido muita fruta, água e chá verde.
Os cinco primeiros colocados por categoria receberam troféu e produtos da Hi-Tech, como tênis e mochila.



A organização está de parabéns. Quem não foi, perdeu uma grande festa e um grande desafio.

Nota:10!!

Enquanto voltava para casa, é que ficou evidente minha dor lombar devido a queda. Passei no hospital e a médica que me atendeu pediu um check-up, pois devido ao local do impacto, poderia ter sofrido algum dano renal. Felizmente, foi só muscular mesmo. Vida de atleta é assim, rsss.

Foto até no hospital? Isso que é cobertura completa, hein!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Estrela Night Run 21.05.2011


Por Daniel X.

Divinópolis é uma cidade muito conhecida pela suas indústrias confeccionista, metalúrgica e siderúrgica, além da sua Festa da Cerveja. Mas hoje o foco aqui é outro: Esporte. Corrida de rua, para ser mais preciso.
A Estrela Night Run foi promovida pelo Estrela do Oeste Clube, que tem sua história diretamente ligada a história de Divinópolis e promove inúmeros eventos esportivos na região.

A inscrição foi feita apenas através de ficha, pois não disponibilizaram opção de inscrição on line. Como moro em BH, só consegui fazer minha inscrição com ajuda do Elson, um dos organizadores do evento, do qual tive o prazer de conhecer na Corrida da Ilha, na semana anterior a prova.


Como a corrida seria a noite, foi possível fazer um almoço a base de carboidratos.
A Pizza nossa de cada dia...

A largada ocorreu na Rua Osvaldo Machado Gontijo - 780, às 19:30h, em frente a uma das sedes do clube.
A assistência médica foi muito presente, com ambulância transitanto durante toto percurso. Felizmente não vi nenhuma intercorrência médica durante o evento.
Equipe de enfermagem que trabalhou no evento: Thiago, keize , Matheus e karina.

Parabéns pelo dia da Enfermagem, que foi dia 12 de maio.


A banda divinopolitana Tekillas animou o público durante todo evento. 

A prova ofereceu 3 tipos de percurso: 2,5 km , 5 km e 10 km . O número de peito foi de cor diferenciada 
para cada distância.


O evento não disponibilizou banheiro químico. Os banheiros disponibilizados foram os da própria sede, porém, segundo o segurança, só quem usava a camisa do evento poderia ter acesso. Ou seja, caso o acompanhante de algum corredor precisasse de fazer uso de banheiro...

Conforme o regulamento, o atleta que não usasse a camisa do evento não constaria na lista de classificação, mesmo usando chip, número de peito e com inscrição paga. Achei a imposição do uso da camisa um grande ponto negativo. Quem fazia parte de alguma equipe, teria que correr descaracterizado, como foi o caso dos corredores das equipes Acord e Friends Runners. Como estava frio, decidi correr com camisa de manga longa, ou seja, oficialmente não participei da prova. Em mais de dois anos de corrida é a primeira vez que vejo um fato dessa natureza. Aprendi mais uma...

Um estranho no ninho: desclassificado por causa da cor da camisa...

Durante a terceira volta, ao passar pelo segundo posto de hidratação, pedi água ao Staff, que me respondeu: "água agora é só a do seu suor". Sair de BH para passar sede e escutar piadinha de Staff, é dose...
A partir daí perdi o entusiasmo de correr, fiz meu pior tempo nos 10 km.

Em uma cidade do interior, em pleno sábado à noite, presumi que o trânsito seria de fácil controle, ainda mais que o percurso era curto. Errado!. Mesmo com a presença da Polícia Militar e da SETTRANS (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), motoristas transitavam quase que livremente entre os corredores. Presenciei discussões entre corredores e motoristas em diversas ocasiões. Em determinado momento da corrida, um motorista irritado, cruzou com uma caminhonete entre os corredores e ainda xingou uma Staff. Imediatamente me lembrei do infeliz episódio, onde um motorista atropelou mais de 20 ciclistas no RS em fevereiro.
Pelo visto a falta de educação no trânsito não é um problema só das grandes cidades, mas um problema cultural do nosso país.

Parece que não tenho muita sorte com corridas noturnas. A Ragga Night Run, que aconteceu na Av. Brasil ano passado, teve um trânsito caótico. A Fila Night Run 2010 então, foi para desistir, nem meu tempo foi computado. Por falar nesta última, vejam o que rolou na última Fila Night Run - Bahia:
Acho que Night Run não é minha praia...

Esse aí do meu lado é o Geiner, um excêntrico corredor da cidade.
Ao final da prova não foi oferecido hidrotônico, mas tinha muita fruta e água.
Foi uma evento bonito de se ver, muita música ao vivo, um kit muito bom. Porém, os pontos negativos comprometeram, e muito, a qualidade do evento.
Nota: 4.0

domingo, 15 de maio de 2011

CDC: 14 Corrida do Trabalhador 15.05.2011



Por Daniel X.

A 14 Corrida do Trabalhador, que faz parte do circuito Conheça Divinópolis Correndo, aconteceu no dia 15 de maio de 2011,na cidade de Divinópolis/MG.

O valor da inscrição foi bastante acessível: 20 reais, sendo realizada no dia da prova.

A prova não ofereçeu kit nem camisa devido ao valor simbólico da inscrição, mas premiou os primeiros colocados por categoria com troféu, e também medalha de finisher para todos os participantes que concluíram a prova.
O circuito Conheça Divinópolis Correndo está em seu oitavo ano, apresentado percursos distintos tanto em termos de distância, tipo de piso e grau de dificuldade, e é promovido pela ADDRA e ACORD, que são associações de corredores da cidade.

Cada prova é realizada em um cartão postal de Divinópolis, o local desta prova foi o Parque Sebastião Gomes Guimarães, conhecido como Parque da Ilha, na divisa do Centro com o Bairro Niterói.

A largada estava prevista para às 9:30h, mas ocorreu com 20 min de atraso. Considerei o horário da largada bem equivocado, pois a esta hora o sol já estava castigando.

Mesmo estando em boa forma, achei o percurso difícil. A terra do percurso é muito arenosa, reduzindo atrito do tênis com o solo. Além da poeira toda no ar, ou seja, comi poeira, rssss.


Percurso: cinco voltas na Ilha, totlizando 8.6 Km.


Não tinha chip, a conometragem foi feita no olho/cronômetro. Cada vez que o corredor passava pelo ponto de largada recebia uma uma "gominha" de pulso com os staffs, para marcação do número de voltas.

Apesar do evento já ter começado com um sol muito desgastante, o percurso é muito arborizado, proporcionando muita sombra.

Havia hidratação antes e depois da corrida. Durante o percurso havia um posto de hidratação, mas neste ponto, a água vinha em recipiente curioso: saquinho de "chup-chup".

Ao "chup-chup"!!! Vai um "chup-chup" aí chefe?


Houve demora na entrega de medalhas.


Dessa vez não realizei meu ritual da pizza depois da prova, pois tinha que voltar para BH, mas advivinha o que tinha no meu jantar a base de carboidratos no dia anterior? PIZZA!!!!!!!!!!!!!!!

Gostei muito do evento e na primeira oportunidade que tiver, participarei de outra corrida em Divinópolis.

A oganização do Estrela do Oeste Clube também estava presente fazendo inscrições para a Estrela Night, que acontece semana que vem e tem um preço camarada: 35 reais :http://www.estreladooeste.com.br/

Recentemente lí um comentário de um corredor, onde afirmava que a Corrida de Rua em BH se tornou um esporte de elite. Não discordo, então deixo uma dica: fui em Divinópolis, participei de uma corrida, fiz novas amizades e gastei menos que cem reais. Enquanto as corridas da "elite" de BH já chegaram a noventa reais.

Muitos dizem participar de determinado evento por causa da camisa. Se eu quiser uma camisa da Adidas, vou na loja e compro, e ainda vem sem nome de patrocinador.

As corridas de BH estão com um precinho muito salgado, e muitas não tem uma qualidade digna de seu valor de inscrição. Kits cada vez mais precários( uma camisa e mil propagandas), percursos repetitivos (falta de criatividade ou preguiça? Afinal, dinheiro tem).

Corridas na Lagoa da Pampulha já estão mais que saturadas. Indico a todos que explorem os calendários de corridas das outras cidades do estado.
Vamos deixar a Lagoa da Pampulha descansar...

Calendário de corridas em Divinópolis :

Dessa vez tive o prazer de tirar uma foto com o pessoal da ACORD, sempre presentes nas principais corridas de BH.

Foi uma corrida sem chiptiming, sem mediarun, sem patrocinador chique, mas foi um evento com uma riqueza muito grande: a simplicidade do Povo do inteiror.
Parabéns aos organizadores por tornarem este evento possível, mesmo com tão pouco recurso.


Nota:7.5
Parque da Ilha

O Parque da Ilha vem sofrendo descaso e abandono nos últimos anos. Recentemente foi realizado a limpeza das pistas de caminhada, mas ainda há muito o que fazer.
Frequentadores ainda reclamam da precariedade das cinco quadras de esportes. A pista de skate, uma das melhores do interior de Minas, nunca recebeu manutenção nos últimos dois anos. Além do mato alto, que também pode colocar em risco a segurança de quem frequenta o lugar.


Sugiro à comuniade divinopolitana, que cobre das autoridades mais atenção com o Parque da Ilha, pois, o local é um patrimônio de Divinópolis.