Por: Maria Vitória (MediaRun) , atleta convidada. (matéria que postei originalmente no blog review de Corridas)
A etapa BH das 10 Milhas Brasil Puma aconteceu no domingo dia 18 de setembro de 2011 na velha e conhecida Lagoa da Pampulha, com largada na praça nova (ao lado da Igrejinha de São Francisco).
A entrega dos kits ocorreu na sexta e no sábado, na nova loja Mundo da Corrida da Av. Bandeirantes em BH. A camisa feminina era roxa, muito bonita. Foi elogiada por muitas participantes. A camisa masculina foi amarela, não tão elogiada quanto a feminina.
No kit além da camiseta, veio uma munhequeira de elástico para as duplas e uma revista O2. A sacola foi de um tecido que parece papel, que está sendo muito utilizado pela Vetor Esportes, até para fazer jaquetas corta vento, como ocorreu na última etapa do Circuito Adidas.
A prova foi dividida em 5 categorias: Individual 16km masculino e feminino e revezamento 8km duplas masculinas, femininas e mistas.
A largada geral ocorreu às 08:00, o clima em BH estava ótimo, friozinho de manhã e com céu claro, ótimo para bons tempos. Após a largada geral, os atletas nª 2 do revezamento ficaram aguardando na área de transição.
Apesar da área do revezamento estar bem sinalizada, alguns participantes se confundiram no momento do revezamento. No site, faltou a informação de que os participantes individuais dariam duas voltas no percurso de 8km e cada participante das duplas deveria dar uma volta. Essa informação só nos foi passada no momento da largada. Quem não estava atento ao sistema de som (muito baixo por sinal) não soube da informação, o que causou transtornos a alguns participantes.
Percurso:
O abastecimento de água durante a prova foi bom, em copos grandes e fechados.
Na chegada, entregaram uma garrafa de Powerade, banana e maçã, além claro, das medalhas.
Achei muito ruim o fato de entregarem somente 1 garrafa de Powerade por participante, uma
vez que deu e ainda sobrou no final.
A grande decepção dessa corrida ocorreu no momento em que menos se espera que haja decepções, no pódio. As duplas mistas, femininas e masculinas foram premiadas com apenas 1 troféu por dupla! O que trouxe muita revolta aos participantes. Alguns tentaram reclamar com a organização, sem sucesso.
Houve também uma grande demora para realizar a premiação das duplas femininas.
Desânimo na espera da premiação...
O valor das inscrições foi cobrado de forma integral, cada participante da dupla pagou sua inscrição com valor completo, mas no momento da premiação deram apenas 1 troféu por dupla. Um absurdo! Na etapa BH da Mizuno 10 milhas, cada integrante da dupla recebeu 1 troféu.
Serrando o trófeu...
1º Geral!!! 2 atletas, 1 troféu...
A reclamação foi passada para o representante da Puma, que estava no evento realizando a entrega dos tênis aos primeiros colocados. O mesmo informou que irá rever a empresa organizadora para o próximo ano, e que para cada etapa a Puma desembolsa R$ 300.000,00.
É possível perceber que a Vetor Esportes não anda se preocupando muito com as marcas de seus clientes, visto o que fez com o Circuito das Estaçõe Adidas, prova que vem caindo cada vez mais no conceito dos corredores. A marca já ganhou até o apelido de “Ardidas” quando se referem ao Circuito das Estações.
Escutar o atleta e fazer corridas que atendam às necessidades e vontades de seus clientes parece não ser a linha de trabalho dessa empresa organizadora. Infelizmente.
O tempo das duplas também não foi apurado individualmente, foi apurado somente o tempo total da dupla, o que não deixa a possibilidade dos participantes verem seus tempos pessoais e comparar com outros atletas. Mais uma falha. Na Mizuno 10 Milhas isso foi possível, os participantes puderam ver seus tempos individuais e o tempo total da dupla.
Se prosseguirmos mais com este texto, é bem possível que eu mencione mais o nome da Mizuno do que o da Puma que promoveu a prova, pelo motivo da escolha das empresas organizadoras das provas que levaram seus nomes.
Fica aí um recado para a Puma, que percebemos cada dia mais estar interessada em participar do mercado de Running, o 2º esporte mais praticado no Brasil. A escolha da empresa organizadora é parte fundamental do planejamento de marketing. Quando comparamos as provas da Mizuno e a Golden Four Asics (esta até agora está impecável na organização), vemos o quanto a escolha da empresa organizadora pode contribuir ou prejudicar a fatia de mercado de cada uma.
A nota pra essa prova é 7,5.