domingo, 18 de março de 2012

V Corrida Rústica de Itatiaiuçu/MG 18.03.12


Por Daniel X.

A corrida  aconteceu no dia 18/03/2012, em comemoração ao 49º aniversário da cidade, e foi realizada pela AEI (Associação Esportiva Itatiaia) e a Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu. O valor de inscrição foi de 15 reais e poderia ser feito pela internet.

Itatiaiuçu fica "localizada em plena Cordilheira do Espinhaço, nas encostas da Serra do Itatiaiuçu", e sua topografia é constituída de: Plano: 5%, Ondulado: 80% , Motanhoso: 15%. Ou seja, não teria nada daquela mamata que são os percursos realizados na Lagoa da Pampulha.

Como estava em Divinópolis no dia anterior para comemorar o aniversário da minha mãe, tive que acordar às 4:00h e ir de ônibus até Itaúna. A partir daí tive que seguir a pé pedindo carona. Agradeço ao  motorista Luiz,  que me deu carona aproximadamente a 30 km da cidade. Mais uma aventura nas corridas. Assim vou acabar lançando o livro "O Guia do Mochileiro das Corridas".

Mochileiro chegando!
 

Além do percurso de 10 km, o evento também contou com caminhada de 5 km, e  juntamente com o evento oficial, uma corrida infantil para atletas de 10 a 14 anos, com largada realizada às 8:30h no estádio Marolão.

A corrida infantil foi um grande ponto positivo da organização, pois, o esporte praticado na infância proporciona vários benefícios para a criança, contribuindo para o processo de desenvolvimento das mesmas.
  

Essa semana meu amigo, Antonio Coluuci, postou em seu blog sua insatisfação quanto aos organizadores de corridas em SP, por terem agendado duas corridas mirins no mesmo dia. Confira Aqui.
Mercadologicamente falando, isso se chama concorrência, mas quem sai perdendo são as crianças, que tem poucas corridas em seu calendário, que ainda são marcadas no mesmo dia. As duas organizações saem ganhando, pois, do jeito que a moda das corridas anda, os dois eventos vão lotar.
Até as crianças já foram colocadas no meio das guerras por dinheiro dos organizadores de corrida de rua.

 
Carlão, o atleta profissional Paulo Sérgio Reis, e Daniel X. Paulo Sérgio vem lutando muito em Betim, pela valorização do atletismo na cidade. Através de faixas, postagens, e cobrando das autoridades. O banner abaixo foi feito e divulgado por ele, no Facebook:

Além dos banheiros químicos, os atletas também tinham acesso ao banheiro do estádio Marolão.
Fiquei surpreso com a quantidade de atletas de alto nível que compareceram ao evento: Equipe do Cruzeiro, Casa do Corredor, ACORD,  COPRAM.
   
 

Funcionárias do Departamento de Esportes de Itatiaiuçu 
 

Chip de cronometragem e kit foram retirados no dia do evento. Antes da prova os atletas já tinham frutas a vontade à sua disposição.
Negão, literalmente colocando a melancia na cabeça.
 

Apesar da largada ter acontecido mais de 9:00h, o céu estava completamente nublado. O fator climático ajudou muito, pois, o percurso é muito dificil, com 100% de subidas e descidas, algumas bem íngremes e outras não, porém longas. Além da altimetria, o percurso era composto de estrada de chão e calçamento, que exigia muita cautela para evitar acidentes.

 Os postos de água foram colocados a cada quilometro. Não havia marcação de quilometragem. O atendimento médico acompanhou os atletas durante o percurso. PMMG e Guarda Municipal também estavam presentes.

Uma grande falha da organização foi não ter disponibilizado guarda volumes. Como eu estava com mochila, tive que deixá-la no carro de um amigo.
 

Ao final foi oferecido muita fruta e água a vontade, pipoca e a medalha de finisher . Também distribuíram bonés para todos que estavam presentes. A corrida contou com premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados geral e primeiro de cada faixa etária.Ao todo foram 34 categorias.
Leninha, 3º Lugar na Faixa Etária

Meu amigo, Luiz Fernando Batman, participou da edição de 2011, e sua descrição do evento foi: "foi disparada a corrida mais acolhedora que participei!". Reitero a afirmação!
Mais uma grande corrida que no balanço de 2012 estará entre as top do ano.


A AEI (Associação Esportiva Itatiaia) e a Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu estão de parabéns! Fizeram um evento com qualidade muito acima de eventos que levam nomes de marcas multinacionais.
E que em 2013 façam um evento ainda melhor para comemorar o 50º aniversário da cidade!
 


Nota para o evento: 9

Voltei para BH de caroninha com a equipe da Casa do Corredor. Depois de correr, fui filosofar com a Tatiana Barcelos!!
 

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Fala Daniel,

    parabéns por mais essa prova. Depois sou eu que marco ponto todo domingo nas corridas...rs!!! A prova parece ter sido bem legal e a aventura da chegada ao local tbm, né? Estou de$can$ando das provas agora...rs. Minha próxima só em abril. É impossível as provas pra esses lados terem poucas subidas...rs!

    Abraço.

    Alan
    alanrunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, é porq eu tava de férias. Tinha q aproveitar, e realmente lavei a égua! Rsss.
      Tenho uma prova $$$$ pela frente, depois disso continuo nas provas simples. Já corri umas 10 esse ano, tirando a Meia de SP, gastei pouco mais de cem reais, uma média de 10 reais por corrida!!!

      Excluir
  2. É isso ai Daniel. Ficou muito bom. Pelo jeito vc voltou com companhia bem melhor do que a que teria se voltasse comigo de carona, kkk

    ResponderExcluir
  3. Ai Daniel, acho que faltou meu nome no comentario acima, mas com certeza vc sabe de quem é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlão, bem todos dois são boas companhias, maaaaaaas, acho q saí ganhando mesmo, rssssssssss! Já se recuperou? Minhas pernas estão doloridas até agora. Aquilo que é corrida!!!

      Excluir
  4. parabens daniel X.por mais uma medalha;belissima reportagem,vc vai longe chefinho.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado chefinho! Quero sabre qdo é q vai se juntar a nós!!!!!

      Excluir