domingo, 11 de novembro de 2012

Os Efeitos Colaterais da Copa Já Apareceram nas Corridas de Rua...


Por Daniel X.

Essa semana tive conhecimento de que, o tradicional local de largada da Volta Internacional da Pampulha, foi alterado para frente do estádio Mineirão. No primeiro momento cheguei a pensar que teria  sido por alguma reivindicação da Associação de moradores da Pampulha, que estão sempre engajados em lutas como: evitar que um dos cartões postais de BH se torne um pântano, impedir a construção de edifícios na orla da lagoa, entre outras.
Mas depois pensei bem e cheguei a outra conclusão:
A alteração do percurso se deu SIMPLESMENTE para fazer um marketing da Copa, usando o estádio Mineirão como  pano de fundo na Volta Internacional da Pampulha.

Mas será que os corredores/CLIENTES foram consultados? Pelo menos para mim, que participo da prova desde 2009, não chegou nenhuma notificação.

As primeiras reações dos corredores que vi nas redes sociais não foram muito positivas, pois, além de alterar o tradicional local da largada, ainda transferem o novo local para um morro!
Assim como já aconteceu em outras provas tradicionais no país, a organização faz suas alterações sem nem ao menos se importar com a opinião de quem realmente BANCA o evento.
É mais uma vez o corredor servindo de bode expiatório para interesses alheios...

Antiga altimetria da prova:


Como se já não bastasse o que as obras para a Copa do Mundo trouxeram até agora ao cidadão brasileiro, como o fato de o governo investir em estádios de futebol enquanto saúde, Seg. Pública e Educação agonizam, agora seus efeitos colaterais também já começam a aparecer nas corridas de rua. Não vou de forma alguma entrar no mérito de afirmações como "com a copa do Mundo quem ganha é a população", "vai gerar empregos", "patriotismo" (???), "aumento do turismo", etc.
Porque estamos cansados de saber que quem lucra com esse tipo de "mega-evento esportivo" definitivamente NÃO É O POVO...

Alguém aí visitou a África depois da Copa de 2010?
Como fica a África do Sul após a Copa do Mundo?
Um ano depois da Copa, estádios da África do Sul amargam prejuízos
Depois da Copa, África ''fecha para balanço''

Quer gerar empregos? Construa hospitais, presídios e escolas. Vai gerar empregos na área de construção civíl, gastronomia, e também nas áreas específicas de cada uma dessas obras.
Aumente  o número de policiais nas ruas, médicos em hospitais e professores nas escolas. De onde tirar tanto dinheiro? Dos impostos que pagamos, que colocam o país entre os primeiros no ranking dos que cobram mais impostos, mas fica entre os últimos no ranking de retorno sobre impostos pagos.
Obras para a Copa: orçamento estourado em RS 3,5 bilhões
Custo da Copa 2014 está 14,7% maior que previsto, aponta TCU
Quatro dos 12 estádios da Copa podem ser 'elefantes brancos' após torneio, diz estudo
Estudo dinamarquês aponta Arena Pantanal como “elefante branco” após Copa
Obras para a Copa em Porto Alegre ficam 64% mais caras, diz TCU

Enquanto isso...
Poluição dobra em 20 anos na Lagoa da Pampulha, diz pesquisa
Pampulha sofre com águas turvas e obra atrasada
Despoluição da Lagoa da Pampulha está ameaçada
Lagoa da Pampulha vira ‘lixão-postal’ de BH


Eu definitivamente ODEIO futebol, mas respeito o gosto das outras pessoas, é claro. Porém, acho que já passou da hora do cidadão diferenciar entretenimento de alienação.


 "Chicago enviou a Oprah e a Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa”
  Robin Williams, a respeito das escolha do Brasil para ser sede das Olimpíadas (haja Elefante Branco...)

Fotos:Google

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. E aí Daniel X, concordo contigo os organizadores mudam os corredores tem que seguir o regulamento. Quanto À copa, é uma festa que quase nenhum brasileiro participará, apenas pelos telões. E entrando em área mais crítica a lei de licitações foi facilitada para "dar tempo" e certamente dar um jeitinho para os corruptos tbm.

    Abraços, bons treinos
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rodrigo. Por eqto, o custo da Copa 2014 está 14,7% maior que previsto...o pior é que quem está bancando é o povão...

      Excluir
  2. Veja que também o percusso agora é anti-horário http://www.yescom.com.br/voltadapampulha/2012/portugues/percursogd.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, pelo que entendi, o trajeto segue na mesma direção que a dos anos anteriores (seta amarela).

      Excluir
  3. Não, o sentido também foi alterado... Alterou a data (lembra),o percurso e também o sentido... Mas a desorganização prometem ser a mesma...

    ResponderExcluir
  4. Falta de respeito com o atleta....falta de respeito com dinheiro publico...falta de respeito com o brasileiro que vai ver a copa de casa...falta tudo...Até sabedoria para encolher quem vai nos representar.
    Vizinha.

    ResponderExcluir
  5. Ola Daniel tudo bem, passei aqui pela primeira vez mas espero passar com frequencia, bem vamos ao assunto, ano passado critiquei muito a mudança de percurso da S.Silvestre alias nem corro mais(muita muvuca, horario ruim, minhas ferias...) , mas depois que ouvi pessoas que confio e acharam legal fiquei mais calmo e passei a esperar acontecer e depois arrepiar ou aproveitar o que ficou legal. Falta de respeito desencana, se vc nao vai tem 20 que vão , então tanto faz nossa opinião, o melhor é não agradou troca de corrida ... Bons treinos...

    ResponderExcluir
  6. Bom Alessandro, já que Vc disse que vai passar aqui com frequência, vai notar que depois que me decepciono com um evento, não volto mais. Pode até conferir isso na postagem do dia 11.11.12, aqui no blog. No caso da V. Pampulha, o percurso foi alterado depois da inscrição já solicitada e, quase que em cima da hora. Mas como já disse:de qualquer forma, vai ser a última...

    ResponderExcluir