terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

IX Corrida Rústica do 23º BPM - O Primeiro Pódio - 26.02.12


Por Daniel X.

A corrida  aconteceu no dia 26/02/12 , em comemoração aos 20 anos do 23º BPM, em Divinópolis, além de fazer parte das comemorações do centenário da cidade.

O evento já começou se destacando pela taxa de inscrição: dois litros de leite, que serão distribuídos para quatro entidades de Divinópolis. Foram realizadas aproximadamente 500 inscrições.
Além do valor simbólico de inscrição e dois dias para retirada de kit, a corrida ainda teve premiação por faixa etária: 1º ao 5º lugar geral Civil, 1º ao 5º lugar geral Militar, 1º ao 3º lugar na faixa etária. 
O evento foi aberto a toda população, unindo ainda mais a PM e a comunidade.


A retirada do kit aconteceu no sábado e também no dia da prova, possibilitando a retirada aos atletas que vieram de outras cidades, que foi o caso dos meus amigos: Valquiria, Conrado, Ronildo e Leninha, que vieram de Contagem para participar.

As camisas são de tecido técnológico e vinham em três cores: verde, rosa e laranja.
A retirada do kit foi tranquila: Cap Leônidas (organizador), Sgt Rodrigo Gomes e Daniel X.

A retirada do chip foi no dia da prova e  também foi tranquila, sendo organizada em ordem alfabética.

Nos dias que antecederam a prova,os atletas receberam e-mails do organizador, com algumas indicações de hotelaria e também um lembrete a respeito do fim do horário de verão.

A largada aconteceu às 8:00h, no 23º BPM, situado na rua Mato Grosso, s/nº, bairro Afonso Pena, e foi precedida pelo hino Nacional e hasteamento das bandeiras do Brasil e Minas Gerais.

 

Conforme divulgado várias vezes neste blog, os percursos das corridas que são realizadas na cidade geralmente são difíceis, devido ao relevo da região. 

O trânsito foi controlado por PMMG e pelos Agentes de trânsito da SETTRANS. Staffs indicavam o caminho. Uma coisa que não vi no evento, foi a marcação de quilometragem, que para muitos atletas faz diferença.

Senti que fiz uma boa performance, não pelo tempo, mas por completar a corrida em um ritmo constante e me sentindo confortável.
O percurso passava pelas principais avenidas da cidade, e apesar da distância de 6,2 km, classifico a dificuldade da prova como nível médio, devido à altimetria.
Quem quiser se superar, Divinópolis oferece essa oportunidade com suas corridas que geralmente tem um percurso bem desafiador.

O inicio da premiação aconteceu de forma bem rápida. Não vi nenhum caso de reclamação quanto a falha de cronometragem por chip.
Apesar do valor simbólico da inscrição, não faltou água e os atletas podiam usar os banheiros do próprio batalhão, que é bem mais confortável do que banheiro químico.

Alguns colaboradores: Kamaro´s Confecções, 23º BPM, 10º BBM, Divinópolis Sports, Copasa, Unimed, Prefeitura Municipal de Divinópolis e Farmax.

Enquanto esperava minha esposa Roseli na linha de chegada, tive a notícia de que ela havia passado mal durante o percurso, mas foi atendida  pela equipe de saúde da PMMG, e foi liberada rapidamente.
Nesse momento tive a impressão de ter ouvido meu nome no alto falante. Mais problemas? Não. Estavam me chamando para o pódio: 5º lugar!!!
Peço desculpas a organização se atrasei a premiação por alguns segundos, mas naquele momento a saúde da minha esposa era prioridade.


Agradeço ao Sgt Ortiz e Sgt Tavares, pelo atendimento prestado a minha esposa Roseli.

Sgt Ortiz e Sgt Tavares fazem parte do quadro da área de saúde da PMMG. Além de policiais, são especialistas na área da Enfermagem.


Recebi o troféu das mãos do amigo, Camarão, que realmente me deixou emocionado ao dizer: "é um prazer maior ainda entregar o troféu a você". Obrigado Camarão!!!
 

Conforme já foi citado pelo atleta Luis Fernando Batman aqui no blog, o sentimento de subir ao pódio é muito emocionante. Realmente dá a sensação de que nosso esforço como atletas foi reconhecido.
Os premiados também receberam brindes da Divinópolis Sports.

Deixo meu agradecimento ao treinador Adriano Maron, que tem acompanhado meus treinos e que, na quinta feira me passou todas as orientações a serem usadas nessa corrida.

Como a premiação aconteceu na quadra do batalhão, os atletas e seus acompanhantes não tiveram que esperar sob o sol, podendo também fazer uso das arquibancadas. Um conforto muito raro em corridas de rua.

Parabenizo o Capitão Leonias, que foi o organizador do evento. Ele também é um dos fundadores da equipe Friends Runners, sendo um grande incentivador do esporte na cidade e na PMMG.
Conrado, Cap Laeonidas e Valquiria

Conclusão: valor de inscrição simbólico, dois dias para retirada de kit, camisa de qualidade, premiação por categoria, banheiro sem restrição, temática social, conforto na entrega da premiação. Isso foi possível graças às pessoas que tiveram compromisso com o evento.
Nota: 10!
Galeria de fotos:
Vídeos pela TV Candidés
                     

Foi a sexta corrida que participei no ano, e ainda não gastei 90 reais com taxa de inscrição. Isso explica por que muitos corredores tem migrado dos eventos de moda, para eventos de menor porte. A qualidade não está no valor da inscrição, mas no compromisso que o organizador tem com o esporte, com o evento, e acima de tudo, com o atleta.
O Capitão Leonidas é atleta, e por isso sabe organizar um evento esportivo com qualidade. Não adianta nada grandes empresários realizarem corridas com ótimo visual e esquecerem o verdadeiro foco: o atleta/cliente.
Alguém se lembra dessa turma? 
Ronildo, Daniel X., Leninha, Conrado e Valquíria. É a turma da Corrida Pipoca. Saiba mais: Aqui, Aqui, e Aqui !!!!

Matéria dedicada a todos os militares do 23º Batalhão, pela sua prestação de serviço no Centro Oeste  de MG!
Deixo um agadecimento especial ao meu amigo, Sgt Pessoa, do 23º BPM, que há oito anos atrás foi uma das pessoas que me apoiaram no tratamento de alcoolismo do meu pai.

Dicas de corridas:

5ª corrida Itatiaiuçu,  dia 18/03/2012 //10 km//R$15,00// Prêmios: em dinheiro no geral e no 1º  lugar de cada faixa etária + Faixa etária: 2º e 3º troféu.

 XIV Corss Country - Morro da Antena, 7.5km, dia 11/03/12 - Inscrição: 20 reais.

Corrida da Ressaca , dia  11/03/2012 Distância(s): 8KM / Cidade: Mariana / MG.

Circuito de Corridas do ABC - Mexa-se Para o Bem Viver.

K-42 Vila do Farol - Bombinhas  Adventure Marathon - SC.

6ª Corrida em Defesa das Nascentes - Em comemoração ao dia mundial da Água / Divinópolis.
Informações: 037-8806.3443. Saiba mais clicando na imagem abaixo!!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CDC 2012: 12ª Corrida de Férias 12.02.12


Por Daniel X.


A Corrida de Férias, que faz parte do CDC - Circuito Conheça Divinópolis Correndo, aconteceu no bairro Nossa Sra das Graças. O valor de inscrição foi de 20 reais, que poderia ser feita no dia do evento.O horário de largada aconteceu pontualmente, às 9:30 h. Apesar de considerar este horário tarde, ainda mais para um percurso de 10,8 Km, o céu estava nublado, não deixando o sol interferir na performance dos atletas.

Apenas os primeiros quilômetros do percurso eram em asfalto. A maior parte do trajeto era em estrada de terra, com muitas erosões, pedras, e devido à chuva, poças d'água e barro.

Lembrando que, das outras três corridas do CDC, que participei  (15ª Corrida de Reis8ª Corrida de Nossa Senhora da Conceição14ª Corrida do Trabalhador),  todas eram cross country.
ACORD, posando para sua foto anual.

O primeiro posto de hidrtação ficou mal posicionado, pois os staffs entregavam a água praticamente dentro de uma erosão no solo.

Apesar de algumas partes do percurso (poucas) parecerem planas, sempre haviam uma discreta inclinação. A maior parte do percurso era formada de aclives e declives bem fortes. Ou seja, percurso com 100% de inclinação.

Quanto a parte asfaltada do percurso, parecia que tinha mais buraco do que na própria estrada de terra. E pelo aspecto deste asfalto, não é feito a manutenção dessas estradas a muito tempo. Acorda prefeitura! Acorda sociedade!
Equipe Friends Runners

A altimetria do percurso é muito pesada, com muitas descidas fortes depois do Km 3. O pior era saber que, na volta, essas descidas seriam convertidas em subidas!
Semana passada participei da Mini Maratona de Aniversário - Nova Lima, cidade que também tem um relevo montanhoso. Corri a maior parte do percurso ao lado da atleta, Maria Vitória, que me deu várias dicas de corrida. Dicas que foram muito úteis na hora de administrar melhor os morros.
Escola de Esportes: Santo Antônio do Monte

Minha performance tem melhorado muito em 2012. Isso vem acontecendo depois que comecei um treinamento sério com o treinador, Adriano Maron. Não exatamente pelo tempo, porque geralmente não cronometro a corrida, mas por correr confortavelmente em um percurso extremamente difícil e sem diminuir o ritmo. Além de não sentir as dores que adquiri depois de treinamentos inadequados em 2010 e 2011.
Equipe ACORD
O trânsito foi controlado pela PMMG. Haviam banheiros químicos e atendimento médico. A água estava em temperatura ambiente.
Dessa vez não quis esperar a premiação devido a demora na apuração do resultado, que é feito manualmente.

Equipe  ALFA - Associação Alfenense de Atletismo, veio de  Alfenas para participar do evento.

Minha Mãe!

Eu e atletas da Friends Runners. O da direita é o Artur, e já está com o calendário CDC em mãos. A próxima etapa será a corrida do Morro da Antena, no dia 11 de março. Mais detalhes no site ou facebook da ACORD.

Medalha de mérito participativo.

Nota 9.0

Até o momento já participei de cinco eventos em 2012 e, gastei 85 reais com inscrição no total. Ou seja, com o valor de inscrição que é cobrado em "grandes" eventos, você pode participar de vários outros. A grande diferença que tenho notado entre eventos de grande porte  (a maioria), com os de pequeno porte, tem sido camisa e estética da própria corrida, pois, fazendo uma média, os eventos de pequeno porte tem se sobressaído em termos de organização.

Muitas vezes, atletas reclamam de corridas caras que tem deixado a desejar. Uma das opções para este problema é deixar de participar desses eventos.
Assim como eu, vários corredores tem migrado para corridas menores. Mas não é por isso que vamos deixar de cobrar qualidade, por isso, no dia 11/03, acontecerá a 3ª Corida "Pipoca" de Belo Horizonte. Um Treino/Manifesto, onde reivindicamos mais respeito ao atleta, que também é cliente.
Confira como foram as duas primeiras!!

1ª Corrida "Pipoca" de Belo Horizonte

 

2ª Corrida "Pipoca" de Belo Horizonte

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mini Maratona de Aniversário - Nova Lima 311 Anos 06.02.12


Por: Daniel X.

A MINI MARATONA DE ANIVERSÁRIO - NOVA LIMA 311 ANOS foi realizada
no dia  05 de fevereiro de 2012,  na cidade de Nova Lima-MG, com o percurso de 10 km.

A retirada do kit foi realizada nos dias 03 e 04 de fevereiro, na Secretaria de Esporte Lazer, Nova Lima, ou no dia da prova, facilitando a retirada para atletas que não moram na cidade.

O valor de inscrição foi bem acessível:  R$10,00 – para naturais de Nova Lima; R$30,00 - para demais atletas; R$15,00 - para atletas acima de 60 anos.
O número de vagas foi limitado para 400 atletas.

A largada que estava prevista para às 9:15 horas, em pelotão único, aconteceu com dez minutos de atraso, fato que veio a favorecer alguns corredores que chegaram em cima da hora, em parte, pela dificuldade de acesso ao local da prova.

Segundo a organização, o percurso é composto de 80% plano e 20% com pouca elevação. Fato que cheguei a duvidar, devido a quantidade de morros, muitas vezes bem íngremes.
O primeiro posto de hidratação foi colocado aproximadamente no Km 4, ou seja, praticamente na metade do percurso. A água estava em temperatura ambiente.

Após a linha de chegada foi oferecido um kit lanche contendo: frutas, barra de cereal, pirulito, balas e pipoca Aritana. A medalha foi singela mas custou muito suor, pois, além da altimetria pesada, o sol também apareceu com força total.
Galeria de fotos:

Houve premiação em dinheiro do 1º ao 5º lugar nas categorias geral e local, além do campeão de cada faixa etária (ao todo 19 faixas de idade), fato que não vemos muito nas corridas realizadas em BH, principalmente nas mais caras.
Ligia Camargos, da equipe MediaRun, 2º lugar na categoria.
Resultado: Aqui.   


Houve também sorteio de Smart Phones para os inscritos.


Batman, que tem preferência po eventos de menor porte, estava presente!


"Escolinha do Professor Maron": Reginaldo, Ligia, Maron, Maria Vitória, Daniel X.


Foi a primeira vez que fui em Nova Lima, mas o que mais me chamou atenção foi a desigualdade social na região. Condomínios de alto luxo da entrada da cidade, porém, ao chegar no centro, o que vi foi uma cena bem diferente.
Li uma matéria onde Nova Lima está entre as melhores cidades brasileiras pra se morar. Mas isso depende dos critérios usados para a tal lista, pois, segundo uma pesquisa da  Cedeplar - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, "observa-se que Nova Lima sempre está entre os municípios com maior desigualdade".
Em 2011 a prefeitura da cidade lançou o "Plano Nova Lima sem Miséria". Cabe à sociedade fiscalizar e cobrar dos políticos!
Acorda Sociedade!

Nota: 8,5

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ragga Night Run - Etapa Oceania 04.02.11


Por: Diogo

O kit foi retirado às 14 horas, na loja Centauro-BH Shopping.  Logo na entrada da loja já podia-se avistar manequins usando a camisa do evento, facilitando a identificação do local. Havia mais staffs do que atletas para retirada de seu kit, o que evitou filas. A retirada foi realizada com menos de 10  minutos.
Tirando a camisa, achei kit fraco, com o tantos patrocinadores, poderia ter sido mais elaborado.
                    

Achei o horário bom, apesar de estar claro ainda na chegada. A proposta não era de largar de dia e chegar a noite?
Na largada o clima estava ameno e gostoso para correr, porém, depois da prova começou a ventar muito, e como o lugar da corrida era alto, perto da lagoa e arborizado, fazia frio.

O percurso estava bem sinalizado, mas não gostei muito da largada junto com a corrida de 10k, e o fato de quem correu 10 k ter que dar duas voltas no mesmo percurso. Pontos de hidratação a cada 2 k (como de costume). Percurso com nível difícil, pelo menos pra mim, com bastante subida.
A organização do percurso estava meio perdida com o trânsito local, que deveria ter sido impedido, passava gente correndo e carros ao mesmo tempo, fora o pessoal que estava lá para ver a corrida e atravessava na frente de quem corria.
Cheguei a ver corredor parar para deixar um senhor passar depois da largada.

Um fato me deixou realmente revoltado: um dos funcionários me negou água antes da corrida dizendo que a gerente estava de olho e que, ele poderia dar água somente na chegada, mas antes disso algumas mulheres pediram água e ele deu, quando pedi estava com camisa e número de peito, paguei  oitenta reais e tive que brigar pra ter um copo de água antes da corrida.

Achei o local escolhido para o evento longe demais e muito frio.
A medalha é legal, mas, como já disse antes, poderia ter sido melhor elaborada.


No geral a organização não ofereceu nada demais, e pelo preço cobrado, deixou a desejar, esperava mais.


Depois da corrida ainda rolou um jantar de massas com os amigos, já que o Daniel, iria correr em Nova Lima, no dia seguinte.
Dudu, Daniel X. e Diogo.
Resultado: Aqui