domingo, 24 de junho de 2012

Corrida da Policia Militar de Minas Gerais/2ª Corrida Alferes Tiradentes 24.06.12



Por Daniel X.

O evento aconteceu no dia 24/06/2012, comemorando os 237 anos  Polícia Militar de Minas Gerais. 
A princípio não iria participar, devido à uma canelite que me deixou dois meses sem treinar. Mas segundo a orientação do meu fisioterapeuta, Dr Ayslan, o percurso de 5 km seria bom para avaliar a evolução do meu tratamento.
Outro motivo que me deixou com um pouco de receio de participar, foram as falhas cometidas pela organização na edição anterior, mas resolvi dar uma segunda chance ao evento.

A corrida conta com os percursos de 5 e 10 km, com as categorias, Militar e Civil. Faz parte deste evento a 2ª Corrida Rústica Alferes Tiradentes, que é voltada ao público militar.

A retirada de kit foi nos dias 22 e 23 de Junho, no Salão de Festas Espaço Retífica, Bairro Prado. O local é de fácil acesso, e gastei apenas alguns minutos para retirada do meu kit. A camisa foi infinitamente superior a da edição passada, tanto no material quanto no design.

Cheguei no local da prova faltando aproximadamente quarenta minutos para a largada, e me surpreendi com a pouca quantidade de inscritos, se comparado a outros eventos que ocorrem na cidade.
Acredito que um dos fatores que pode ter levado a pouca quantidade de participantes,  deu devido a pouca divulgação do evento. Além do mais, muitos dos atletas que reclamaram da edição anterior não devem ter dado uma segunda chance aos organizadores. Como já foi dito aqui no blog inúmeras vezes por vários corredores: corrida de rua tem toda semana, às vezes duas ou mais no mesmo dia. O organizador que deixar a desejar, com certeza vai perder clientes.

Meu amigo, Cabo Taborda, que está sendo merecidamente promovido a Sargento!

Não posso deixar de citar que o valor cobrado pela inscrição (50 reais) já deixa a desejar, já que outras grandes corporações como ALMG, TJMG, Correios, INSS, etc., cobram apenas um valor simbólico, como alimento não perecível. Até porque, a PMMG cedeu ambulância, equipe médica, além de staffs muito prestativos na tenda de frutas, entrega de medalhas, guarda volumes, percurso e posto de hidratação.
Após a confirmação de pagamento da inscrição, fiz o pedido de nota fiscal à organização, que solicitou meu dados para emissão da mesma. Assim que a nota fiscal for emitida, será postada aqui no blog.

 

Especialistas da PMMG
Sd Natiara (enfermeira), Cb Nunes (motorista), Daniel X. e Ten Boris (médico)

Daniel X. e o maratonista, Isaías.

A quantidade de banheiros químicos foi mínima, sendo apenas um deles para o público feminino. 
 

A largada aconteceu pontualmente às 8:00h, no estacionamento externo do Expominas, sito à Rua Craveiro Lopes. O clima estava agradável e o trânsito foi controlado de forma impecável pela PMMG.
Percurso:

Após a linha de chegada foi oferecido banana, água, hidrotônico e medalha de finisher. A medalha foi bem mais simples que a do ano passado.

A premiação se iniciou sem demoras e de forma bem dinâmica. Diferente dos últimos eventos que participei ( Corrida João César e Corrida de Pentecostes), onde a demora para premiação foi tanta, que tirou o brilho do evento.

Durante a premiação fui surpreendido pela chamada do meu nome ao pódio. Fiquei em segundo lugar na minha categoria. O fato me surpreendeu devido ao fato de já estar dois meses sem treinar e de ter sentido muito durante os 5 km. Apesar de estar com o condicionamento abaixo da média , não deixei de usar os conhecimentos passados pelo treinador Adriano Maron, na hora de administrar o percurso.

  


Capitão Ronan Muniz, Daniel X. e Coronel Jader, da Diretoria de Educação Escolar a Assistência Social 

A organização está de parabéns pelo evento, pois, corrigiu os fatos negativos da etapa anterior, trazendo ao público uma corrida que entrou definitivamente no calendário de corridas de rua de BH.

Nota: 9.5

No próximo domingo acontece a Corrida Rústica do 122º Aniversário do 1º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. O evento, além de ser fora do saturadíssimo percurso da Lagoa da Pampulha, tem sua inscrição gratuita, sendo aberto a todo público. Saiba como fazer sua inscrição AQUI!

Clique na câmera para acessar a Galeria de Fotos!!!

Nota fiscal referente a prestação de serviços, emitida pela TBH Esportes, conforme solicitado:

sábado, 23 de junho de 2012

Corrida da Maioridade e Caminhada da Melhor Idade do INSS - BH 18.06.12


Por Luiz Fernando Batman

Aconteceu no dia 17/06 a 2ª Edição da Corrida da Maioridade e Melhor idade do INSS. Em 2011 a corrida teve esse nome pois foi o ano em que o INSS completou 21 anos, sendo feita uma alusão à maioridade. Conversando com algumas organizadoras, elas me disseram que o nome permaneceu o mesmo por já ter se consolidado.

A inscrição para essa prova em 2011 foi a doação de 1kg de alimento não perecível. Em 2012 a inscrição foi a doação de materiais de limpeza ou de higiene pessoal, como: 1 pacote de fralda geriátrica, 10 barras de sabão sólido, 4 litros de água sanitária, entre outros. Isso é um ponto muito positivo, pois além desses produtos serem baratos, ainda mostra que a prova tem a finalidade de ajudar outras pessoas.

A retirada do kit aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, na sede da Cruz Vermelha Brasileira, na Alameda Ezequiel Dias. Esse fato foi um ponto positivo por ser um local central, apesar de algumas pessoas terem relatado dificuldade em estacionar. Outro ponto positivo foi a distribuição do kit em dois dias, dando mais opção aos corredores. O kit era composto por um número de peito, uma revista referente ao INSS, um squeeze e a camisa do evento. A camisa era bem simples, o que não vi como um ponto negativo por não participar de provas em busca de camisas bonitinhas.

O SESC estava presente nessa corrida, e as pessoas podiam medir a glicose, medir sua pressão arterial, tirar carteira de identidade e trabalho, o que incentiva a comunidade a participar do evento.
Essa prova teve início na Avenida dos Andradas 3000, próximo a um Shopping novo de BH. O percurso deveria ter 5km, mas algumas pessoas que correm com aparelhos que marcam a distância falaram que tinha 4,5km. A diferença de distância foi relatada em 2011 e 2012.
 

A entrega do chip e a utilização do guarda volumes foram tranquilas, não havendo filas.
Após a largada, os atletas se dirigiram para uma pista de cooper da avenida e o retorno era feito pelo outro lado dessa mesma pista. Isso foi um ponto positivo por não precisar fechar trânsito na área, gerando pouco impacto. Porém no meio do trajeto existia uma elevação (uma espécie de passeio no meio da pista que a atravessa de um lado a outro) onde corredores mais desavisados, e na empolgação da corrida, poderiam não ver e tropeçar, o que poderia acarretar sérios problemas. Mas não fiquei sabendo de nenhum acidente no local, nem em 2011 e nem em 2012.

A prova contou com a premiação dos 3 primeiros colocados masculino e feminino, além de duas categorias de PNE (Portadores de Necessidades Especiais), de Cadeirante e Deficiente Visual. Acredito que poderiam ter colocado outras categorias como de Deficiente Auditivo, Amputados, entre outras.
Largada

Não havia premiação em dinheiro, apenas troféus, porém na premiação feminina vi que as 3 primeiras colocadas receberam um cartão desconto em uma loja que patrocinou o evento. Um outro ponto interessante foi o sorteio de brindes para os atletas como celulares e alguns kit’s.

Outro atrativo da prova foi a categoria caminhada, que sempre atrai pessoas que querem se exercitar como crianças, idosos, famílias, entre outros.
 

O narrador da prova foi Álvaro Damião, que trabalha na Rádio Itatiaia e na TV Alterosa, o que deu mais prestígio à prova. Ele foi bastante simpático com as pessoas que pediam para tirar foto com ele.
Álvaro Damião e Batman

Os banheiros químicos ficaram próximos à largada, porém do outro lado do Rio Arrudas., mas de fácil acesso. Não havia banheiros durante o trajeto, mas como foi uma prova curta, não acho que tenha atrapalhado. Tinha um ponto de distribuição de água, próximo ao retorno, mas também por ser um percurso curto,  não atrapalhou os corredores. No final, água e frutas com bastante fartura.

Uma coisa que me chamou a atenção nessa corrida foi que não havia NENHUMA tenda de assessorias esportivas. Na Pampulha teve outra corrida, que conta com a participação de mais de 5000 atletas, já na Corrida da Maioridade deveria ter no máximo 500 atletas. Acredito que na outra corrida essas assessorias seriam bem mais vistas porém deveriam se lembrar de prestigiar também eventos que contam com a participação um número reduzido de pessoas, já que é um esporte que eles “defendem” e deveriam prestigiar. Deveriam prestigiar pois a comunidade local estaria presente já que tinha atrativos como a tenda do SESC e a caminhada.
Ronan e Valquíria

Agora, um ponto ALTAMENTE NEGATIVO dessa prova, foi a contusão gravíssima de uma amiga nossa de corridas. Pelos relatos que recebi foi devido a um mau preparo e má colocação do tapete de chegada. Não esticaram o tapete de maneira adequada e nossa amiga, em sua chegada, quando deu a famosa “esticada final” o pé dela ficou preso em uma das “orelhas” que ficaram no tapete e ela acabou caindo. Ela sofreu uma fratura no braço e terá que passar por uma cirurgia para a correção dessa fratura. Isso foi um erro imperdoável, pois não deve acontecer de maneira nenhuma. Não sei de qual empresa foi a culpa desse LASTIMÁVEL acontecido, mas que infelizmente sirva de lição para que não ocorra com mais nenhum corredor. Saímos de casa para nos divertir, é um lazer e acaba acontecendo um fato desse nível de gravidade. Pelo menos a ambulância estava próxima e foram feitos os primeiros atendimentos a ela, além de a levarem ao hospital.
Já passei por isso, de sair de casa para um lazer e sofrer uma grave fratura e não é nada agradável, muito pelo contrário, então que o responsável seja apurado pela organização e que seja tomada alguma medida, pois (volto a repetir), é um erro IMPERDOÁVEL e GRAVÍSSIMO! Não somos profissionais e nem vivemos de corrida, temos nossos empregos no dia a dia, então como podemos ficar sem trabalhar devido a um episódio desses? Fica aí a pergunta e a recomendação para a organização!
Essa prova tinha tudo para ser ótima, tanto que os pontos positivos foram muitos porém esse erro grave no final ofuscou o brilho dessa corrida! Não vou colocar nenhuma nota em protesto ao ocorrido citado acima, que me chateou bastante, pois poderia ter ocorrido com qualquer atleta!
Batman e Amigos:
 
  

domingo, 17 de junho de 2012

18ª CORRIDA DE PENTECOSTES 18.06.11 Parabéns Divinópolis!!


Por Daniel X.

Conhecida como a São Silvestre do Centro Oeste de MG, a Corrida de Pentecostes, que chega a sua 18ª edição, já começou mostrando as melhorias logo na inscrição, que este ano pôde ser feita pela internet e sem cobrança de taxas adicionais.

O valor de inscrição também foi outro grande ponto positivo, 25 reais. O evento contou com premiação por faixa etária, sendo 29 cateorias, entre elas, a de portadores de necessidades especiais, e totalizando treze mil reais em prêmios.

A temática da corrida foi referente ao centenário da cidade, que completou 100 anos no dia 1º de junho deste ano. A organização também homenageou o atleta novaserranense, José Maria Assunção, da Acord, que participou de todas as edições do evento.

A retirada de kit foi realizada no sábado e no dia da prova. Outro ponto positivo, pois é uma corrida que atrai atletas de várias cidades, e muitos não tem disponibilidade de comparecer antes.

A camisa foi de tecido técnológico, idêntica a de 2011, com a diferença que a camisa do percurso de 5 km era na cor verde.

A largada, que foi precedida pela apresentação da banda de música da PMMG, aconteceu com alguns minutos de atraso.
 

O percurso é composto de aclives e declives, alguns bem íngremes, como alguns trechos na Rua Pernambuco.
O primeiro posto de hidratação ficou aproximadamente no km 3.5, e era o único. Quem fazia o percurso de 10 km passava por este posto duas vezes.

Embora o trajeto seja de apenas 5 km, a organização teve dificuldades em controlar o trânsito. Muitas vezes presenciei corredores disputando pista com carros,  principalmente nas ruas e avenidas que cruzavam com a rua Goiás, nos primeiros quilômetros.

Ao seguir pela rua Itapecerica, para realizar a segunda volta, me deparei com fato negativíssimo: a corda divisória que isolava a pista na hora da largada foi deixada no chão, e os corredores tinham que pular pela mesma, correndo risco de se acidentar.
Corda atravessada na pista
 

Ao completar a segunda volta, nos deparamos com outro ponto negativo: o pórtico de chegada estava interditado, tendo o atleta que cruzar o tapete de marcação do percurso de 5 km, fato que gerou muita confusão e atraso na premiação. 

Após a linha de chegada foi oferecido um kit, com uma banana e uma maçã, e água. A a falta de reposição eficiente dos copos d'água acabaram por gerar um racionamento na hidratação pós linha de chegada. Além de estar em temperatura ambiente.
Daniel X. e Daniel Kavalo

Assim como em 2011, onde o atleta, Teodoro, manifestou sua insatisfação quanto ao Programa assinado entre a COPASA e a Prefeitura de Divinópolis, hoje ele também fez seu protesto. Desta vez o protesto foi contra o corte das árvores que aconteceu na Rua Goiás este mês. Saiba mais AQUI!
Luto pelas várias árvores cortadas.

Antes, durante, e depois dos cortes:
  

Devido ao atraso, quando ocorreu a premiação a maioria das pessoas já tinham deixado o local. Isso tirou muito o brilho no pódio.
Atletas excêntricos
 

Foi uma corrida muito boa por seu percurso desafiador e principalmente por rever os amigos Leônidas e Friends Runners, Sandro, João Jorge e ACORD, Escola de Esportes de Santo Antônio do Monte, Corpran, Corp e Casa do Corredor. Mas para uma corrida que comemora o centenário da cidade, ficou muito aquém do esperado, devido às falhas que poderiam facilmente ser evitadas.

Uma das medalhas mais bonitas de 2012!

Voltei para BH de caroninha com a Equipe da Casa do Corredor. Assim como em 2011, hoje aconteceu também a Corrida da Maioridade e Caminhada da Melhor Idade do INSS em BH. Se em 2013 a data destes eventos se coincidirem, optarei pela Corrida da Maioridade Idade do INSS.

Nota: 7.5

Vídeo em homenagem a Divinópolis, feito através da parceria entre FUNEDI-UEMG.