domingo, 23 de setembro de 2012

Ecorrida 5, 10 km e Revezamento 23.09.12 Silenciar, ou confiar na Liga da Justiça?


Por Daniel X.

Primeiramente vou esclarecer que o subtítulo desta matéria foi inspirada (ou plagiada) de uma matéria do blog do corredor e ativista, Antonio Colucci. Porém, o foco é bem diferente.

Desde de 2010 eu tinha vontade de participar de uma determinada corrida de revezamento de dupla ,que acontece na cidade, porém, como essa corrida sempre foi criticada por atletas que considero referência, acabei nunca participando.

A Ecorrida foi a oportunidade perfeita para concretizar essa vontade, já que seu regulamento permitia até 6 peesoas por equipe.

Então Eduardo Carvalho, Luiz Fernado e Verusa Alemida,  cogitaram a possibilidade de participarmos como a equipe Liga da Justiça. A inscrição da equipe ficou sob minha responsabilidade, pois precisava fazer uma avaliação médica para saber se tinha condições de participar da prova.

A inscrição teve um valor bem acessível, quarenta reais. O evento contou com os percuros de 5 km (MODALIDADE ÁGUA), 10 km individual (MODALIDADE TERRA), e 30 km revezamento (MODALIDADE FOGO). Tendo também a categoria PNE.

A retirada do kit foi em uma loja de esportes, situada na Av. Afonso Pena, centro, próximo a rodoviária, e aconteceu de forma rápida. O kit veio com barra de torrone, gel de carboidrato, e a camisa alusiva ao evento. O excesso de propagandas eu desprezei no próprio local. O material da camisa é de péssima qualidade (parecido com aquele da camisa da Volta da Pampulha 2010) e definitivamente não serve para competição.

A largada foi precedida pela apresentação da banda de música do BMMG. Não sei se foi pelo fato da corrida contar com a modalidade de revezamento, mas tive a impressão de não ter muito inscritos.

Quem participava do revezamento contava com uma tenda reservada para sua equipes. Porém, a organização cometeu o erro de não deixar posto de hidratação próximo às tendas, já que o mesmo atleta não podia dar duas voltas seguidas, tendo que revezar com o atleta seguinte.
Percurso:
Dividimos o número de voltas de acordo com a disposição de cada herói:
1ªvolta: Superman - Eduardo Carvalho
2ªvolta: Batman - Luiz F. Leão
3ªvolta: Superman - Eduardo Carvalho
4ªvolta: Robin Girl - Verusa Almeida
5ªvolta: Batman - Luiz F. Leão
6ªvolta: Shazam - Daniel X.

Achei a quantidade de banheiros químicos suficientes. Posto médico próximo a largada e no meio do percurso. Posto de hidratação aproximadamente no km 2,5.
Militares do Corpo de Bombeiros atuaram como staffs, deixando o evento bem organizado. Guarda volumes e retirada de chip bem identificados e sem tumulto.
A organização emitiu nota fiscal referente às inscrições, conforme solicitado.
Equipe do Corpo de Bombeiros de MG: Heróis da vida real!

A prova:


Relato dos Heróis:
Eduardo Carvalho/SUPERMAN:
Achei o evento muito legal, mas a qualidade ruim da camisa e não ter água na área de revezamento, pesaram bastante. 
Nota 7.0

Luiz Fernando/BATMAN: Gostei bastante da corrida. Correr em equipe foi uma experiência nova.Foi bem legal. O que deixou a desejar foi a falta de água nas tendas das equipes e, a camisa foi de qualidade horível para um evento com um esse valor.O restante ficou bem organizado.
Nota 9.0

Verusa Almeida/ROBIN GIRL: Gostei da corrida. Foi a primeira vez que participei de uma prova de revezamento. Fiquei ansiosa para fazer um bom tempo. Gostei demais, achei muito legal. Minha reprovação foi quanto ao fato de ter que sair do estande da equipe para ter que buscar água. Achei que isso tornou a prova mais desgastante.
Nota:9.0

Daniel X. /SHAZAM: 
Gostei da organização do evento. O único ponto negativo do evento foi a falta de hidratação próximo às tendas das equipes. Apesar do meu tempo ter ficado bem aquém do que costumava fazer antes de sofrer uma tromboembolia pulmonar bilateral, estou satisfeito porque estou definitivamente de volta às pistas! 
Nota 8.5

Após a prova foi oferecido gatorade, biscoitos e medalha de finisher.


A partir deste evento, nossa equipe começou também a coletar assinatuas físicas para a petição do projeto de lei para Regulamentação das Corridas de Rua em Belo Horizonte (saiba mais AQUI). Em poucos minutos superamos o número de assinaturas que havíamos coletado através da internet, provando que devemos realmente correr atrás das mudanças, ao invés de ficar reclamando de organizadores em redes sociais.

Aguardo a próxima oportunidade para correr com meus Super Amigos, afinal, eles tem me ajudado a superar os problemas de saúde que tive há dois meses atrás, no qual foi cogitado a necessidade de parar definitivamente de correr. Mas com a Liga da Justiça me apoiando, vou longe!

Nota para o evento (média da equipe): 8.5
RESULTADO
Já estão abertas as inscrições para a São Silvestre!

domingo, 16 de setembro de 2012

10 Milhas Cemig - BH 16.09.12


Por Carlão Ankh


RETIRADA DE KIT:
Local: Loja Meu Mundo corrida no Bairro Mangabeiras nos dias 14 ( 10 às 20h) e dia 15(10 às 17 h). Foi tranquilo.  Kit simples apenas com a camisa, n° de peito, uma revista antiga da O2 e um  boné.( camisa e boné excelente). O chip foi retirado no dia da corrida sem confusão.

BANHEIROS: Teve gente que reclamou da quantidade, mas eu acho que foi suficiente, mesmo com fila eu usei três vezes e não achei que demorou.
Tinha umas vinte cabinas divididas entre homens e mulheres.

A CORRIDA: 
10 e 05 milhas em um percurso de ida e volta de 08 km, sendo duas voltas  para as 10 milhas, sentido Igreja da Pampulha para Parque ecológico.
Largada Praça Nova da Pampulha, as 08 horas sem atraso, dividido em dois pelotões conforme o pace de cada atleta e claro que muita gente não respeitou e saiu na frente.

PERCURSOS: 5 e 10 MILHAS
  
PONTOS DE HIDRATAÇÃO: Suficientes e nos locais certos. Mas vacilaram e deixaram faltar água no posto da primeira parte da segunda volta das 10  milhas. Também não afetou nada e quando passei retornando, o problema já tinha sido solucionado.

LANCHE PÓS CORRIDA: Banana, maça e powerade.

CONCLUSÃO: Achei uma corrida tranquila. Senti falta dos amigos, mas fiz alguns novos. Minha panturrilha começou a doer logo no 2° km, mas fui assim mesmo. Eu correria novamente.
"A DOR É TEMPORÁRIA, MAS DESISTIR É PARA SEMPRE". Corri os 14 km restante fixado neste pensamento e consegui. Tá aí a foto da medalha (sacrifício). Agora é gelo na panturrilha, porque domingo que vem tem o Desafio das Matas.


domingo, 2 de setembro de 2012

Circuito Sesc Corra pro Hexa BH - 2ª Etapa 02.09.12 Lagoa ou Pântano da Pampulha?


Por Daniel X.

Participei deste evento sem estar inscrito, ou seja, de "pipoca", pois devido aos sérios problemas de saúde que tive em julho, minha participação em cada corrida tem que ser precedida de um avaliação médica, sendo assim, não foi possível fazer a inscrição a tempo. Uma pena, porque o evento foi ótimo.

Com um valor de inscrição acessível, o circuito faz uma alusão às conquistas do Brasil em Copas do Mundo, e conta com cinco etapas, que vão aumentando seu percurso a cada edição.

Segundo relatos de vários corredores, a retirada de kit, que aconteceu em dois dias, foi tranquila.
Conferi o kit, e vi que são produtos de qualidade.

O percurso foi outro ponto positivo, pois ao invés de sair do saturadíssimo ponto da Praça da Pampulha, saiu do do marco zero. Mas de qualquer forma, pagar para correr na Lagoa da Pampulha já está sendo uma coisa questionável na minha opinião, pois o odor fétido da lagoa chega a ser tão forte em alguns pontos, que chega a atrapalhar a respiração dos atletas, interferindo também na sua performance .

Daqui a pouco os organizadores da "Volta Internacional da Pampulha" poderão substituir o nome do evento por, "Volta Internacional do Pântano da Pampulha". Leia matérias dobre a Lagoa da Pampulha no final desta página. E lembrem-se, estamos em ano eleitoral...
Foto do Pântano da Pampulha

Os postos de água estavam bem posicionados. Como não estava inscrito não usufruí de nada do evento. Staffs prestativos. Marcação de quilometragem. Houve reclamação devido às filas para uso do banheiro químico.
Equipe "Acho é Pouco" 

Mais uma vez tive o desprazer de presenciar a falta de educação de alguns ciclistas, em que determinada ocasião chegavam a cruzar o funil da linha de chegada atrapalhando os corredores.

 

Clarindo e Polaco, campeões da 1ª etapa

Sgt Polaco posando para foto com admiradores
 

Os maratonistas, Isaías e Daniel X., e o amigo Carlão, que correu com garganta inflamada...

Grande ponto positivo: além de categoria por faixa etária, houve também a categoria PNE.
Ronan, um dos representantes dos portadoras de necessidades especiais nas corridas de BH.

Hidratação "Pipoca"!

Houve aquecimento antes, e relaxamento depois da prova

Essa foi a minha segunda corrida após os problemas de saúde supracitados, e me senti bem melhor que na corrida anterior. Espero estar apto para participar da próxima etapa, que acontecerá no dia 27/10/2012, com o percurso de 7km, e assim voltar a correr gradativamente as distâncias de 10,16,21, e 42 km.

O resultado estará disponível AQUI.
As fotos do evento serão disponibilizadas gratuitamente no site Street Run!

Outras matérias recentes do blog:
Vem aí: Da Rua Para as Pistas
Feliz Dia Do Blog!! 3108-12!
Começaram as Paralimpíadas - Agora sim, vamos ver medalhas!
Circuito da Longevidade Bradesco Seguros etapa Belo Horizonte Etapa BH

Sobre a Lagoa da Pampulha:
Poluição dobra em 20 anos na Lagoa da Pampulha, diz pesquisa
Pampulha sofre com águas turvas e obra atrasada
Despoluição da Lagoa da Pampulha está ameaçada
Lagoa da Pampulha vira ‘lixão-postal’ de BH

Petição pública para Regulamentação das Corridas de Rua em BH, confira!