domingo, 24 de novembro de 2013

A Corrida De Bem com a Vida do TJMG Chegou ao Fim?...


Por Daniel X.

A Corrida e Caminhada “De Bem com a Vida” é organizada pelo Tribunal de Justiça de Minas gerais para comemorar a 16ª semana dos servidores, contando com a corrida de 5Km e uma caminhada de 2Km.

Minha primeira participação no evento foi em 2010(AQUI!). Na época, eu ainda era fascinado pelas corridas de marca, que cobram valores de inscrição mais altos e,  participar deste evento, que cobrou apenas 2kg de alimentos não perecíveis, me surpreendeu, pois não deixou em nada a desejar com relação às grandes provas de BH. Foi uma prova muito especial que entrou definitivamente no meu calendário.
2010
Além de acontecer exatamente no dia no meu aniversário, a prova foi muito emocionante, pois assim que foi dada a largada, uma forte chuva caiu sobre BH, e assim que cruzei a linha de chegada, a chuva cessou.
O evento ocorre nas ruas do Barro Preto, conta com uma altimetria bem variada, e nessa época acontecia no sábado à tarde.
Percurso 2012

Algumas das instituições que já foram beneficiadas com os alimentos arrecadados pelo evento foram: “TJ Criança Abriga”, “Creche Nutris” e “Creche Tia Dolores”.

 Em 2011 não foi possível participar, devido minha escala de serviço. Já em 2012 (AQUI), participei na minha fase pós embolia pulmonar, e prova passou a ser realizada na manhã de domingo.
2012
Tanto a edição de 2010 quanto a de 2012, foram marcadas por pontos positivos: número de banheiros proporcional ao de inscritos, vestuários (um conforto raro nas corridas de rua de BH), guarda-volumes espaçoso e sem tumultos, inclusão social através da caminhada e categorias faixa etária e PNE, temática social através da doação de alimento,  trânsito organizado, ambulância para atendimento de emergência, posto de hidratação, e um bom lanche pós prova.

Como já citei aqui no blog, algumas das provas mais tradicionais de BH e região, tem diminuído a cada ano, como a Corrida do Carteiro, Maratona Linha Verde, e até mesmo a Corrida João César/Contagem, que até o segundo semestre desse ano foi uma incógnita .

Como a Corrida do TJMG é realizada em comemoração ao dia do servidor, ocorre tradicionalmente no mês de novembro. Como já estamos no final do mês e nenhuma informação a respeito da prova foi divulgada, resolvi enviar um e-mail a organização quanto a data do evento, e a resposta foi:

(...)“Com relação à solicitação enviada a este serviço, informamos que a Caminhada de Bem com a Vida do TJMG este ano foi suspensa”
(...)

Sendo assim, posso considerar que minha participação nas corridas de rua em 2013 já se encerrou, pois não existe mais nenhuma prova na cidade com essa qualidade esse ano.

Infelizmente, é mais uma prova que BH perdeu em 2013. Espero poder contar com a prova em 2014, e que, diferente do que vem acontecendo com outros grandes eventos que foram extintos dos calendário de corridas de rua, a Corrida e Caminhada “De Bem com a Vida” continue a ser uma das formas do TJMG comemorar a semana dos servidores!

sábado, 16 de novembro de 2013

3º Circuito Mineiro de Corridas do ABC - Etapa Divinópolis 15.11.13


Por Daniel X.

Ontem, aconteceu a última etapa do Circuito Mineiro de Corrida de Rua ABC "Mexa-se Para o Bem Viver", circuito que acontece em várias cidades de MG, e tem sua última prova em Divinópolis, Centro Oeste de MG.

Como já adotei a prática de participar de eventos que possam vir a somar à sociedade, ao invés de eventos meramente comerciais, essa é uma prova obrigatória no meu calendário, pois, além de contar com um valor de inscrição bem acessível ao público (R$25), na retirada do kit o atleta deve entregar um litro de leite, que é doado a uma instituição escolhida pela organização.

A princípio, o evento contaria apenas com o percurso de 8 km, porém, a organização resolveu adicionar também o percurso de 4 km, proporcionando a participação de iniciantes e pessoas que correm um percurso menor.
Devido à essa alteração de última hora no percurso, vários corredores tiveram problemas em suas inscrições, que foi resolvido pela organização e gerou um pequeno atraso na largada, mas sem comprometer a qualidade da prova.

Vários banheiros químicos, tenda de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, guarda-volumes, pipoca, algodão doce, cappuccino, e cama elástica para as crianças. A festa estava apenas começando...
 
 

Apesar do atraso na largada, que estava previsto para às 9:00h, o céu estava parcialmente nublado, e não trouxe um desconforto climático aos atletas.

O percurso foi diferente das edições anteriores, passando agora pelo Pontilhão de Ferro, e Ponte Padre Libério, tendo o Rio Itapecerica como pano de fundo.
Apesar de curto, o percurso é de nível médio, devido a sua altimetria, que conta com vários aclives e declives (meu ponto fraco) bem íngremes.

Apesar do longo tempo sem treinar, devido às restrições geradas por uma degeneração avançada em vários pontos da minha estrutura óssea, fiz uma boa performance, num ritmo bem confortável, o que me proporcionou fôlego para agradecer a cada staff pelo qual passava.
Fiz muitas reflexões sobre minha saúde, sobre a decisão de trocar de esporte, e como será daqui pra frente. Hoje foi um trabalho interno.
Um cão de rua me acompanhou na maior parte do percurso, um novo amigo...

O trânsito foi muito bem controlado por stafss, PMMG, e e SETRANS. Porém, devido à falta de educação, alguns motoristas vieram a desrespeitar os staffs. Por isso defendo uma maior participação da PMMG neste tipo de evento, pois o atleta também precisa de segurança.

Após a linha de chegada foi oferecido: macarrão integral, frutas, iogurte, suco, picolé, água (quase uma cesta básica, rsss), tudo em abundância, e uma medalha d finisher bem elaborada.
Além de disponibilizarem assentos para um maior conforto do atleta na hora de retirar o chip.

A organização também disponibilizou uma grande quantidade de lixeiras. Organizadores, aprendam!

De repente, fui pego de surpresa pelo Rômulo Duarte, organizador do evento, que tomou conhecimento do Projeto Social Liga da Justiça, e fui chamado em público para falar sobre o projeto. Improvisar, um dos requisitos para ser membro da Liga. Lembrando que, o principal requisito continua o mesmo: SER INCORRUPTÍVEL!

Antes da premiação ainda aconteceu um sorteio de brindes.

Daniel X., Mestre Lander, e Artur Muller

Ronildo,  Daniel X., e Leonidas

Mãe, fã #1!!

Romulo Duarte e Vanessa, organizadores

Não tenho nada a reclamar deste evento, que já posso considerar o melhor que participei em 2013! E reitero o que já disse nos anos anteriores, como pode uma rede de supermercados realizar um evento melhor que eventos que levam nomes de multinacionais esportivas? A resposta é simples: tendo Boa Vontade e compromisso com Esporte, e não visando apenas o lucro.

Nota: 10!
Hoje não foi barefoot, mas foi um trabalho interno.
Foto por Isabel Rodrigues

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

1ª Corrida Maluca de Cadeirantes - Lojas Lebes. Organizadores, Sigam Este Exemplo!

                                                                                                                          Fotos: Facebook
Por Daniel X.

A Corrida Maluca foi um evento gratuíto, promovido pelas Lojas Lebes em parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que ocorreu no dia 06 de outubro, no Colégio Farroupilha, em POA/Rio Grande do Sul, voltado às crianças cadeirantes, e contou com 20 participantes, cada uma com seu “carro” caracterizado à sua escolha, e fantasiados.
 

"Toda criança sonha em ser um grande atleta. Pode ser um jogador de futebol, corredor ou piloto de F1. Muitas vezes, as crianças cadeirantes ficam apenas assistindo seus amigos praticarem esportes, e nós não achamos isso legal!
Por isso criamos a primeira Corrida Maluca Lojas Lebes! Afinal de contas, não existe criança que entenda mais de corrida do que a mulecada que passa o dia inteiro sobre duas rodas".

A construção dos carros aconteceu em uma confraternização que juntou famílias, artistas e voluntários em pró da felicidade das crianças.
  
Nos EUA, este tipo de inclusão social às crianças cadeirantes já acontece no Halloween, por exemplo. Aqui no Brasil, Loja Lebes a realizou o evento em homenagem ao Dia da Crianças, e ainda promoveu o incentivo à pratica do esporte.
Halloween wheelchair kids (EUA)
  

Dia 23 de setembro foi lançado o hotsite da corrida maluca, com informações sobre o evento e seus competidores. Neste site também era possível fazer seu crachá para participar como torcedor, e escolher para quem estaria torcendo.

Segundo a organização, "Este sonho foi possível graças ao patrocínio da Philips, Mueller e Vivo e ao apoio da Smile Flame, MOR camping e lazer, Samsung, Colégio Farroupilha, AACD e Instituição Educandário São João."
Além da inclusão social e diversão, este evento serve também como um grande incentivador da prática esportiva às crianças. Parabéns a todos envolvidos, e que no próximo ano o evento cresça ainda mais!
 

Em BH também temos um evento esportivo voltado às pessoas com deficiência, que em 2012 contou com aproximadamente 1.200 participantes, a Corrida Rústica PCD - Pessoas Com Deficiência (AQUI).
 

Espero que um evento nos moldes da "Corrida Maluca", de POA, possa vir a ser realizado aqui na cidade próximo ano!!

Curiosidades:
O nome do evento foi inspirado no desenho animado "Wacky Races", que ficou muito famoso no Brasil, nos anos 80.

Existe uma versão da "Corrida Maluca" em live action, baseada no desenho, que faz parte do "Goodwood Festival of Speed", que acontece em West Sussex, Inglaterra.
  

 Confira como foi a "Corrida Maluca"!