sábado, 25 de janeiro de 2014

Circuito Nacional de Corrida do Carteiro Etapa BH 25.01.14


Por Daniel X.

Embora a prova seja considerada uma das mais tradicionais do país, desde de 2011 ela passou a acontecer bienalmente em BH. E, este ano contou com uma novidade que não agradou a muitos atletas (incluindo eu), que foi a mudança do percurso para a Lagoa da Pampulha. Mais especificamente na Nova Praça da Pampulha. Percurso saturadíssimos onde ocorre a grande porcentagem das corridas na cidade.

Mas isso seria apenas um ponto negativo da prova, pois, logo na inscrição já se nota um grande diferencial com relação à maioria das provas no país: além do não possuir fins lucrativos, tendo como objetivo integrar e incentivar a prática do esporte entre os empregados, familiares, comunidade e atletas, a organização ainda fez uma contribuição social que é através da arrecadação de leite em pó na retirada do kit. A instituição que irá receber a doação é escolhida pelo Correio.

A retirada de kit aconteceu nos dias 23 e 24/01 de 09h as 17h, na agência Central dos Correios (Av. Afonso Pena), local de fácil acesso. O material da camisa foi de tecido tecnológico, superior ao das outras edições.

A corrida contou com mais de mais de vinte mil reais em premiação, segundo o regulamento.
Mais um dos grandes diferenciais dessa prova é a inclusão sua social, uma vez que conta com as categorias PNEs: CADEIRANTES, DEFICIENTE VISUAL, DEFICIENTE FÍSICO ANDANTE MEMBRO INFERIOR, e DEFICIENTE FÍSICO ANDANTE MEMBRO SUPERIOR, que também recebem premiações em dinheiro.

Muitos corredores afirmaram que a corrida do Carteiro perdeu seu charme em BH, que era o percurso no centro da cidade, e nisso eu estou de acordo. O antigo percurso proporcionava um passeio no centro de BH, com direito a um trajeto desafiador, que alternava aclives e declives em algumas das principais e mais históricas ruas da cidade, como Av. Afonso Pena, Av do Contorno, Av. dos Andradas, e Av. Brasil.
O horário da largada, apesar de ser tradicional, também influenciou negativamente na opinião de alguns atletas quanto ao evento, uma vez que, como estamos em horário de verão, estamos correndo sob o sol das 15h.

Adriano Maron, ex técnico da seleção brasileira de atletismo, e do qual já tive o prazer de treinar ,estava presente assessorando seus atletas. 
Em 2012, durante os dois meses que treinei com Maron, reduzi meu tempo na meia maratona em 10 minutos.

Devido aos dias chuvosos das últimas semanas, tive a esperança que viesse a chover na hora da prova, embora as previsões climáticas dissessem o contrário. E, o que se viu foi um calor infernal, que me obrigou a correr de manga longa e me proteger o máximo,  evitando assim, me lambrecar de protetor solar, que pode atrapalhar transpiração e se impregnar ao suor...
Após a linha de chegada foi oferecido água, banana, maçã, hidrotônico, e uma medalha de finisher muito bem elaborada.

O evento em si foi muito bem planejado, com guarda-volumes espaçoso e organizado, trânsito controlado, tenda de massagens, área vip, posto médico, vários postos de hidratação com água gelada, largadas separadas para as categorias, e premiação de forma rápida.
 

Foi minha primeira prova em 2014, depois de um ano e meio sem treinar, e não consegui minha meta, que era completar a prova em até 50 min. Devido à uma parte do percurso que era composta de calçamento bem irregular e vários buracos, reduzi minha velocidade drasticamente. Já se foi a época em que eu confundia Superação com imprudência...

Amigas presentes: Verusa e Eunice

Além da mudança do percurso, provavelmente gerado pelas inúmeras obras no centro da cidade para recepcionar os consumidores estrangeiros, o que realmente me incomodou foi o horário de largada. Embora a largada às 16h faça parte da tradição do evento, sugiro aos organizadores que repensem esse horário nas próximas edições (17h?), principalmente quando a prova ocorrer no horário de verão, que foi nosso caso hoje, correndo 10km sob o sol das 15 h. 

A organização está de parabéns, e o retorno da corrida em BH foi muito bem recebidos pelos corredores de BH e região, uma vez que bons eventos estão cada vez mais escassos por aqui.
Nota: 9.0
E eu ainda esperando a chuva...

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Ola Daniel.....
    Corrida boa, que já participei duas vezes, mas esse ano por outros motivos não deu pra eu ir. O horário é dureza mesmo, mas é mais um desafio e outra coisa que torna essa prova diferente, o foda foi só terem tirado-a do centro, concordo que era mais charmoso o percurso, além de ser diferente da tradicionalíssima pampulha!!!
    E até a próxima!!!!
    Avante Liga da Justiça.....
    Avante Batman.....

    Luiz Fernando (Batman)

    ResponderExcluir
  2. oi amigo D.X,
    não importei com o local da prova, pois adoro correr na lagoa. Gosto muito de correr de tarde,mas foi osso essa prova devido ao horário de verão.No mais foi bom rever amigos e começar o ano das corridas,rumo ao desafio da maratona.
    Abraço fraterno,
    verusa.

    ResponderExcluir
  3. vc foi vestido pra correr uma prova com temperatura de 3 graus. mané.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser porque tenho só 5 anos de corrida e sou maratonista...

      Ah, procure ler sobre os beduinos e os tuaregues. Cultura nunca é demais. Para sua gramática aconselho o Telecurso 2000...

      Excluir
  4. Olá Daniel.
    Como foi a minha primeira edição nessa prova, não tenho como comparar com as anteriores, mas uma coisa tenho certeza: esse horário adotado pela organização ninguém merece. Correr às 15:00h (pois o horário de verão praticamente não existia mais) foi o fim da picada. Abraços, PauloBH.

    ResponderExcluir