terça-feira, 6 de maio de 2014

Wings for Life World Run - Florianópolis 04.05.14


Por Daniel X.

Wings For Life World Run é um evento realizado para levantar recursos para a Wings for Life Spinal Cord Research Foundation, organização sem fins lucrativos cujo objetivo é encontrar uma cura para pacientes vítimas de lesões da medula espinhal.

Essa corrida teve um formato diferente de todos eventos que já participei. O percurso já estava pré definido, porém, não havia uma distância específica ou linha de chegada. Meia hora após a largada dos atletas, um carro (car catcher) larga com uma velocidade de 15 km/h atrás dos atletas e, a cada hora, ele aumenta sua velocidade em 1km/h. Ao ser ultrapassado pelo "car catcher" o participante é automaticamente eliminado e seus tempo/distância fixados naquele ponto para fins de classificação. O último corredor a ser eliminado ou chegar ao final do percurso (100 km) no mundo, ficaria com o título de campeão mundial da prova.
Países que participaram do evento:


A corrida coincidiu com minhas férias, que seriam gozadas em Balneário Camboriú, que fica há 87 km de Florianópolis.

Mas, por quê realmente decidi participar dessa corrida?...
Depois que recebi um diagnóstico de degeneração avançada na minha coluna, meu médico me recomendou a parar de correr. Desde então, só tenho participado de corridas que tem alguma causa social, e que possam vir a somar algo na minha vida. E este evento tem uma causa social, que tem certa relação com minha enfermidade.

A retirada do kit foi muito rápida e organizada, e aconteceu no sábado, dia 03/05, na Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (beira-mar norte), na Praça do Sesquicentenário.
O kit foi composto por sacola, número de peito, barra de cereal, e uma bandana.


A largada no Brasil estava prevista para às sete horas da manhã e, cada país teria um horário de largada diferente, porém, todas aconteceriam ao mesmo tempo no mundo, de acordo com seus respectivos fusos horários. 

As raias de largada foram muito bem organizadas e controladas por staffs. Ninguém entrava em uma raia que não correspondesse à cor da pulseira. No meu caso, poderia usar dois tempos para definir onde seria minha posição na largada: Meia Maratona: 1h 37min, ou Maratona: 4h 58min. Preferi usar o tempo da maratona, ficando assim entre as últimas raias, pois, largar no fundão já é uma tradição que preservo há algum tempo.

Largada:
A largada aconteceu pontualmente, sendo bem organizada. Os primeiros quilômetros foram meio desgastantes devido ao vento frio no rosto, e com o céu parcialmente nublado.

 Percurso:
A maior parte do meu percurso era composta de discretos, porém, longos aclives e declives. No ritmo que me encontrava até os 10 km, com certeza conseguiria cumprir minha meta que era chegar aos 21km antes do "Car catcher", porém, ao chegar no km 15, nos deparamos com uma subida bem íngreme, de aproximadamente dois quilômetros de distância, que veio a vencer muitos corredores. No meu caso, reduzi meu pace drasticamente, chegando ao ponto de me manter apenas num trotinho.
Km 10

Assim que acabou a subida, ouvi alguém dizer "O CARRO ESTÁ CHEGANDO!!!". Nesse momento muitos corredores aceleraram seu ritmo, mas já era tarde demais. Não era mais possível competir contra o tempo, e fui vencido aproximadamente aos 17 kms.
Foi uma experiência muito emocionante e diferente, pois aqui não estávamos buscando uma linha de chegada, e sim, sendo perseguidos por ela.



Momento em que fui ultrapassado pelos "car catchers", e recebendo um OBRIGADO!, pela minha participação.

Organização:
Ótima organização; medalha bem elaborada; banheiros químicos suficientes para a quantidade de corredores; staffs prestativos; postos de hidratação/red bull bem posicionados; guarda volumes espaçoso (ônibus); o trânsito foi controlado de forma impecável; postos com barra de cereal, maçã, e banana; vários pontos de ônibus vassouras para recolher os atletas; tenda de massagem; foto de recordação gratuitamente; e o mais importante de tudo isso: TODA VERBA arrecadada com as inscrições será voltada à uma boa causa!!
 
 
O valor de inscrição foi completamente acessível (USD 26,00), reiterando que grande parte das provas realizadas no país estão com um valor completamente desproporcional ao serviço oferecido. Quanto à questão de cobrar nota fiscal referente à prestação de serviços, não cobrei, uma vez que 100% de toda verba arrecadada com a prova será investida em pesquisas para cura de lesões na medula.
Estas são as palavras de um corredor que percorreu notáveis 17 km em prol das vítimas de lesão na medula e, espero que essas palavras possam servir de inspiração para que, cada vez mais, corredores e organizadores de corrida venham a participar e promover eventos em prol de uma VERDADEIRA boa causa. Hoje, corri por aqueles que não podem.

Nota 10!!!

Faça sua doação à Wings for Life, Spinal Cord Research Foundation  AQUI!